12/12/24

Novas atrações estreiam no fim de semana

A ciranda de Lia de Itamaracá é um dos destaques na nova programação de fim de semana - Foto: José de Holanda/Divulgação

No próximo fim de semana, dias 14 e 15 de dezembro, a Universitária FM 107,9 traz novidades para animar a programação neste fim de ano. Cinco programas estreiam no sábado e no domingo, sendo quatro deles musicais e um voltado à produção jornalística estudantil. Destaca-se ainda o início da parceria com a Educadora FM 107,5, de Salvador, na transmissão de dois programas colaborativos que trazem um panorama da cultura musical de todo o Nordeste.

No sábado, às 13 horas, o AudioLAB traz produções em mídia sonora de estudantes de cursos de Jornalismo de universidades e faculdades de todo o Brasil. Sob a coordenação da professora Rosane Nunes, diretora da RUFM 107,9 e docente do curso de Jornalismo da instituição, o programa retoma a tradição do Rádio Revista, que levou ao ar produções de alunos da UFC até 2013. Agora, o AudioLAB vem para ampliar o acesso à programação da Rádio Universitária, acolhendo trabalhos de todas as universidades. Estudantes de Jornalismo interessados em veicular suas produções laboratoriais na Universitária FM 107,9 podem preencher formulário disponível online.

A partir das 15 horas do sábado, Fortaleza entra em rede com a Rádio Educadora FM da Bahia, com a transmissão de dois programas na Universitária FM 107,9: Forró Para Todos (15h) e Baião de Dois (17h). A seleção musical contempla artistas de todo o Nordeste, desde gêneros tradicionais até estilos mais contemporâneos. O repertório é escolhido de forma colaborativa por emissoras públicas, culturais e educativas de sete estados do Nordeste, incluindo as rádios universitárias da UFPE (Recife-PE), UFS (Aracaju-SE), UFRN (Natal-RN) e Uesb (Vitória da Conquista-BA).

No domingo, duas séries especiais estreiam na RUFM 107,9, em Fortaleza. Ao meio dia, Saravah Soundz traz um repertório selecionado para que a audiência possa conectar-se às raízes da cultura afro-indígena brasileira. A apresentação e produção é de Éden Barbosa, organizador de uma coleção de vinis que integra a Rede de Acervos Afro-Brasileiros, e que reúne cerca de 300 discos datados das décadas de 1930 a 1980. Fotógrafo do Memorial da UFC e pedagogo com mestrado em Sociologia pela UECE, Barbosa realiza pesquisa de doutorado em Educação na UFC com foco nesta produção fonográfica. O novo programa está em consonância com a Lei 10.639/03, que inclui o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira no sistema educacional.

E o reggae volta à programação da Universitária FM 107,9 com o Selecta Roots. A partir das 17 horas, a atração trará uma seleção de canções nacionais e internacionais, contemplando estilos diversos do reggae (dub, dancehall, lovers, ska, raggamuffin, reggaeton etc). Com apresentação e produção de Guilherme Azevedo, estudante de Jornalismo da UFC, o programa tocará dos clássicos às novas produções, com destaque especial para a cena local.

Segundo Rosane Nunes, diretora da rádio ligada à UFC e à Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC), as novidades da programação refletem o compromisso da emissora com a valorização da diversidade da cultura brasileira, a defesa da cidadania e o acesso a conteúdos de qualidade, em diálogo com diversas comunidades de saberes. "A ideia é fazer com que a audiência possa entrar ainda mais em contato com a produção de membros da comunidade universitária, e também estreitar os laços com rádios do Nordeste que têm compromissos semelhantes aos da Universitária FM", afirma.

NOVIDADES DOS FINS DE SEMANA DA UNIVERSITÁRIA FM 107,9

Sábado

13h - AudioLAB
O trabalho jornalístico experimental em mídia sonora criado nas universidades ganha novo espaço. Apresentação de Pedro Victor e coordenação de Rosane Nunes.

15h - Forró Para Todos
Puxa o fole, esse menino! Tem zabumba, triângulo e sanfona pro arrasta-pé rolar solto. Apresentação de Moacir Mota e Aline Brito, e programação de Nilton Amorim.

17h - Baião de Dois
Venha celebrar a música nordestina na voz de maranhenses, piauienses, cearenses, potiguares, paraibanos, pernambucanos, alagoanos, sergipanos e baianos. Apresentação de Moacir Mota e produção de André Oliveira.

Domingo

12h - Saravah Soundz
Uma celebração, uma festa, uma benção, um encontro com a rica diversidade cultural afro-indígena do nosso país. Apresentação e produção de Éden Barbosa.

17h - Selecta Roots
Uma viagem pelo reggae nacional e internacional, contemplando diversos estilos e com destaque para a cena local. Apresentação e produção de Guilherme Azevedo, com coordenação de Thaís Aragão.

 

Últimas postagens

A ciranda de Lia de Itamaracá é um dos destaques na nova programação de fim de semana - Foto: José de Holanda/Divulgação
Novas atrações estreiam no fim de semana
Festival Irradia 2024 abre chamada para obras de radioarte
Sua formação literária teve início ainda nos primeiros anos como estudante, porém, fez mestrado em administração pública e ciências políticas na University of Southern e deu aulas na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Foto: Biblioteca de São Paulo)
Memória: História do escritor João Ubaldo Ribeiro
A Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) foi fundada em 1961 e batizada em homenagem ao General Augusto César Sandino, que lutou contra a ocupação estadunidense. Ele foi assassinado por Somoza García em 1934 (Foto: Reprodução/Internet)
Revolução na Nicarágua foi tema de programa em 1990
O Centro de Debates discutiu a preservação do patrimônio histórico de Fortaleza. O programa foi ao ar em março de 1985 (Foto: Fabiane de Paula/SVM)
“Cidade e Memória” foi pauta de programa em 1985
Tags:, , , , , ,

Deixe uma resposta

*