Na década de 1980, a Rádio Universitária FM fazia parte do Sistema Nacional de Radiodifusão Educativa (SINRED), em que emissoras operavam com uma grade nacional para a retransmissão conjunta de programas e séries. Por isso, em 1982, o programa Café com Letra abriu espaço para a veiculação do programa Arte Popular Brasileira, produzido pela Funarte em parceria com a Rádio do Ministério de Educação e Cultura.
Esta edição do Arte Popular Brasileira trouxe uma entrevista com a socióloga, antropóloga e crítica de arte Lélia Coelho Frota. A pesquisadora explica como pensou e escreveu o livro Mitopoética de 9 Artistas Brasileiros, lançado pela Editora Funarte em 1980. A obra foca, nas suas 177 páginas, a trajetória dos artistas Júlio Martins da Silva, Artur Pereira, Pedro Paulo Leal, Manuel Faria Leal, José Valentim Rosa, Maria Auxiliadora Silva, Madalena Santos Renbolt, Geraldo Teles de Oliveira e José Antônio da Silva.
Lélia Coelho Frota nasceu em 11 de julho de 1938, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Seu foco sempre foi o estudo da arte brasileira, pesquisando principalmente as manifestações da arte popular. Foi diretora do Instituto Nacional do Folclore da Funarte, presidenta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e diretora do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro. Em 1979, ela recebeu o prêmio Jabuti na categoria poesia, além do prêmio Olavo Bilac, pelo livro Menino Deitado em Alfa. Lélia Coelho Frota faleceu em 27 de maio de 2010.
Ouça a entrevista* com Lélia Coelho Frota:
Ouça "Café com Letra - Lélia Coelho Frota (1982)" no Spreaker.
*Esta edição do programa Arte Popular Brasileira foi veiculada no dia 14 de janeiro de 1982, no horário do programa Café com Letra. O Arte Popular Brasileira foi produzido pela Funarte e Rádio Ministério da Educação e Cultura, com produção de Mônica Ramos.