No dia 19 de maio de 1984, o programa Ciência, Desafio da Terra foi ao ar discutindo a criação do Atlas Linguístico do Estado do Ceará. O programa contou a participação de Rogério Bessa, diretor do Núcleo de Pesquisa e Especialização em Linguística (NUPEL) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e José Carlos Gonçalves, coordenador do Atlas Linguístico.
A ideia do Atlas surgiu quando professores e pesquisadores perceberam a grande evasão que estava ocorrendo no ensino primário devido à distância entre os conteúdos e os estudantes. O guia funcionaria como um levantamento completo da forma de falar do cearense, buscando auxiliar a didática dos discentes e a elaboração de novos projetos educacionais. “Sem conhecer o tipo de necessidade que as pessoas têm, nós não podemos atendê-las. Nós temos que primeiro ir até elas e saber quais são as necessidades, depois é que podemos dar as receitas”, explicou o professor José Carlos Gonçalves.
O Atlas Linguístico do Estado do Ceará, também chamado de ALECE, foi publicado pela Editora da UFC em 2010. Foram três décadas de pesquisa, mapeando dialetos e expressões do vocabulário cearense, por meio de visitas de campo e estudos linguísticos, buscando dar destaque as variedades do Estado.
Ouça o Ciência, Desafio da Terra*:
Ouça "Ciência, Desafio da Terra - Atlas Linguístico do Estado do Ceará (1984)" no Spreaker.
Esta edição do programa Ciência, Desafio da Terra foi ao ar no dia 19 de maio de 1984. Teve produção e apresentação de Ítalo Gurgel, locução de Franzé Rodrigues e Luciana Braga e operação de áudio de Paulo Frazão.