Brincantes Cordão do Caroá é um projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará que foi criado nos anos 2000. Ao longo dos quase 15 anos de história, o grupo vem mantendo viva a memória cultural do ceará através da apresentação e divulgação do Reisado.
Tradição típica da época do Natal, o Reisado foi uma festa introduzida no Brasil através dos colonizadores portugueses. A festa se mantém até hoje em muitas cidades do País, principalmente na região Nordeste.
Em Fortaleza, o Brincantes Cordão de Caroá é um dos principais propagadores dessa tradição, e prepara uma programação especial para o Ciclo de Natal. Rodrigo de Paulo, um dos membro desse projeto, veio aos estúdios da rádio e falou um pouco sobre a história e a importância do grupo para a cultura da cidade.
Confira, a seguir, a entrevista completa.
Calendário de Apresentações:
Nos dias 24 e 26 de dezembro, o grupo de reisado sai da sede do projeto, às 18h, em marcha pelas ruas do bairro Benfica, comemorando e louvando o nascimento do menino Deus. E no dia 6 de janeiro, às 19h, nos jardins da Reitoria da UFC, o projeto realiza o espetáculo O Apagar da Luzes da Reitoria, e, logo após, segue em marcha novamente pelas ruas do Benfica, como parte do encerramento do ciclo natalino.
[…] O site da Universitária FM entrevistou Rodrigo de Paulo, um dos membro do Cordão do Caroá, para ouvir a entrevista, clique aqui. […]