Contar a história de Miguel Ângelo de Azevedo, conhecido como Nirez, é contar a história de Fortaleza. Quando criança, começou a colecionar os mais diversos itens, como rótulos e embalagens de cigarro, e esse hobbie o acompanhou até a vida adulta. Hoje, seu acervo, O Arquivo Nirez, conta com 141 mil itens que perpetuam a a história da cidade e do estado do Ceará.
Dentre os itens do acervo, Nirez tem uma paixão especial pelos discos de 78 rotações, os chamados discos de cera. Ele obteve seus primeiros discos com seu pai, e hoje o Arquivo Nirez guarda cerca de 22 mil deles. Nirez é produtor do Arquivo de Cera, programa da Rádio Universitária FM, onde ele toca as gravações originais desses discos.
Essa paixão pelos discos inspira o título do livro Nirez - O Homem de Cera, escrito pelo professor e escritor piauiense Wilson Seraine. O livro reúne uma série de entrevistas feitas pelo autor que exploram a vida de Nirez e sua dedicação com o arquivo. Para ele, o trabalho de Nirez é de grande importância. "O legado dele é incrível. Ele não deixou morrer a história do Ceará, de Fortaleza principalmente, deixando viva a memória a partir das peças que ele coleciona", afirma.
Confira a entrevista* com Miguel Ângelo de Azevedo, o Nirez:
*Esta entrevista foi realizada no dia 28 de novembro de 2018, nos estúdios da Rádio Universitária FM.
O podcast Universitária Entrevista é uma produção da Rádio Universitária FM 107,9.
Comentários e sugestões para site@radiouniversitariafm.com.br
> Produção e Apresentação: Fabrício Girão
> Orientação: Carolina Areal
> Coordenação de Conteúdo: Igor Vieira
> Operação de Áudio: José Raimundo Lustosa
> Coordenação de Programação: Caio Mota
> Coordenação Geral: Nonato Lima