Nos dias 4 e 11 de novembro de 2018, mais de cinco milhões de pessoas devem prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Brasil. Em entrevista à Rádio Universitária FM, Ilana Amaral, professora do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual do Ceará e coordenadora do programa de formação de Travestis e Pessoas Transgêneras: cursos preparatórios para o Enem e formação profissional (Transpassando), explica as ações do projeto numa perspectiva de fortalecer ações de combate à transfobia e seus efeitos.
Uma pesquisa conduzida pelo defensor público João Paulo Carvalho Dias, presidente da Comissão de Diversidade Sexual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), estima que o país concentra 82% de evasão escolar de travestis e transexuais. Segundo Ilana Amaral, a situação aumenta a vulnerabilidade dessa população e favorece os altos índices de violência que as pessoas trans sofrem. “A discussão é urgente, nós não estamos falando apenas de evasão escolar, mas também de mortes. A experiência do programa proporciona a essas pessoas tomar um discurso e de se fazer sujeito não apenas num sentido de fala", afirma.
Confira a entrevista* com Ilana Amaral, professora do Departamento de Filosofia da UECE e coordenadora do Transpassando:
*Esta entrevista foi realizada no dia 09 de outubro de 2018, nos estúdios da Rádio Universitária FM
O podcast Universitária Entrevista é uma produção da Rádio Universitária FM 107,9.
Comentários e sugestões para site@radiouniversitariafm.com.br
> Produção e Apresentação: Carolina Areal e Karol Sousa
> Operação de Áudio: José Raimundo Lustosa
> Coordenação de Programação: Caio Mota
> Coordenação Geral: Nonato Lima