Reprodução/Internet
Janet Gardner, Doro Pesch e Lita Ford. O que essas divas do hard rock e heavy metal internacional têm em comum? Elas são, dentre outras coisas, as grandes inspirações para a formação da banda cearense The Knickers. Composto apenas por mulheres, o grupo rock'n roll é o convidado desta semana da seção Ceará Sonoro do site da Rádio Universitária FM 107,9 MHz.
The Knickers, em inglês britânico, significa "As Calcinhas". Segundo Alessandra Castro, a escolha do nome é uma referência clara à feminilidade do grupo. Não à toa que, desde sua formação em 2007, a banda se propôs a ter integrantes apenas mulheres. Após anos de procura, a banda finalmente concluiu esse objetivo. Hoje em dia, é formada por Aline Madelon (vocal), Paloma Oliveira (guitarra), Alessandra Castro (baixo) e Crislayne Aposan (bateria).
As letras da banda, que até o momento lançou apenas uma demo com cinco faixas, em 2010, falam de empoderamento e superação. "Escolhemos esse posicionamento não apenas para ser um diferencial, mas para mostrar que nós temos voz", explica Alessandra. A batida é pesada, com influências do hard e heavy metal. Ouça abaixo, na íntegra, o EP Motherfucker:
Quando se fala sobre uma banda autoral de rock só de mulheres, é impossível não reforçar a necessidade de se falar sobre protagonismo feminino dentro da cena que, apesar de crescente, ainda é uma conquista diária. Alessandra chama atenção para o fato de que as mulheres hoje exercem papéis múltiplos dentro da cena: "A cena em Fortaleza cresceu muito em relação às mulheres na música. Você vai em barzinho, já tem mulher tocando, não só cantando, mas tocando bateria, tocando guitarra, fazendo som autoral. Até percebi uma diferença muito grande de cinco anos para cá. As mulheres estão mais presentes sim, estão liderando bandas, tocando em festivais maiores. Fico feliz de ver a cena crescendo não só no rock, mas também na música popular, samba, pop, o blues também é uma cena que tem uma presença feminina muito forte.", afirma.
Anualmente, a banda se apresenta em importantes festivais de música, como o Maloca Dragão e o Rock Cordel, e reconhece a importância do incentivo cultural para o seu crescimento. "Esse tipo de evento incentiva muito a carreira tanto de quem está começando quanto de quem já trabalha há um tempo porque você vai tocar em um festival que vai te oferecer uma estrutura boa, que vai te reconhecer pelo seu trabalho e vai te remunerar. São eventos que são abertos ao público, então já dá oportunidade para muita gente lhe ver e conhecer o que você tem a oferecer", ressalta Alessandra.
Confira a entrevista completa com Alessandra Castro, integrante da banda The Knickers: