(Foto: Mika Holanda)
Quatro violonistas que se reúnem para soar e ressonar em conjunto, e assim desenvolver um repertório ainda pouco divulgado de música instrumental. Por caminhos entre o erudito e o popular, um grupo de câmara composto por estudantes universitários se dedica a um trabalho de pesquisa e de valorização do violão, instrumento tão querido e presente na musicalidade e no imaginário dos brasileiros. Nesta semana, a seção Ceará Sonoro do site da Rádio Universitária FM 107,9 apresenta o Quarteto de Violões Quartzo Verde, projeto de extensão e de iniciação artística do curso de Música da Universidade Estadual do Ceará (UECE).
O violonista, compositor, arranjador e professor do curso de Música da UECE Daniel Escudeiro coordena os trabalhos do grupo, junto com o professor Evelter Rocha, e a formação atual do quarteto é composta pelos músicos Jeías Silvestre, Silvia Letícia, João Paulo Moreno e Filipe Rocha. O título Quartzo Verde surgiu da composição homônima do músico e professor Marcos Maia, elaborada para quarteto de violões. As referências do grupo incluem os quartetos de violões brasileiros Quaternaglia e Maogani, e o estadunidense Los Angeles Guitar Quartet, que possuem discografias elogiadas pela crítica especializada, reconhecidos no meio violonístico e com séries de concertos realizados no País e no exterior.
A estruturação comum a todos esses quartetos de violões se dá por analogia do amplamente conhecido quarteto clássico de cordas, como explica Jeías Silvestre, em que o 4º violão desempenha as funções de tocar as notas graves do violoncelo, e o 1º violão, solista, equivaleria ao primeiro violino. Os violões 2 e 3 seriam vozes intermediárias que preenchem os espaços com melodias, contrapontos e contracantos, e assim completam a formação instrumental do quarteto. À rotina de intensas horas de estudo individual de repertório e técnica do violão, é somada a experiência de tocar coletivamente, de descobrir como o som do próprio instrumento se complementa ao do outro.
Confira a seguir a entrevista completa com o Quarteto Quartzo Verde*:
*Entrevista realizada no estúdio da Rádio Universitária FM em 30 de novembro de 2016.