27/01/17

Forria

Foto: Pérola Castro

A banda Forria está em estúdio e deverá lançar seu primeiro CD em 2017.
(Foto: Pérola Castro)

"Pro cantador e violeiro só há três coisas nesse mundo vão: amor, forria, viola, nunca dinheiro". Os versos da canção Violeiro de Elomar inspiraram os amigos Samuel Torquato e Eros Augustus a criarem a Forria. O ano era 2012 e o desejo era propagar a música regional. Porém, foi em 2015 que essa ideia ganha corpo. Os músicos convidaram novos integrantes e agregaram sonoridades como baião, ijexá, maracatu, forró, afrobeat e rock. A Forria é a convidada desta semana da seção Ceará Sonoro do site da Rádio Universitária FM 107,9 MHz.

O som raiz da Forria vem do entrosamento de 8 músicos: Leonardo Rio (voz), Paula Braz (viola de arco), Samuel Torquato (guitarra), Eros Augustus (teclas), Mateus Torquato (baixo), Lucas Rangel (bateria), Seu Divino e Tiago Campos (percurssão). Se ter muitos integrantes pode ser trabalhoso, para o guitarrista Samuel essa é uma grande oportunidade de enriquecer a música do grupo. "Geralmente, eu, Paula e Eros começamos a compor a música, trazendo harmonia, melodia e letra. Porém, toda a banda colabora para as modificações e novos arranjos", garante Samuel. A mesma ideia é defendida por Paula Braz. " Acredito que até o processo de gravar o disco da banda tem sido um pouco demorado por conta de termos 8 músicos, porque estamos sempre abertos para sugestões dos integrantes. É muito demorado, é trabalhoso, mas é uma delícia, porque a gente vê potências criativas e ricas", complementa.

O disco citado por Paula vai ser o primeiro em estúdio da Forria. Para produzi-lo, a banda realizou diversos shows para arrecadar dinheiro e financiar o projeto. Um desses shows aconteceu de forma colaborativa no Curral das Éguas, casa de Rosana Reis e Bruno Alves, amigos da banda. "Esse foi o primeiro show totalmente nosso. Ele foi encabeçado por nós e nós éramos a banda principal. Nós chamamos o Nego Célio para abrir e foi uma energia incrível, em um quintal grande, cheio de amigos e várias pessoas conhecerem o nosso som lá", afirma Leonardo.

Os integrantes da Forria pretendem lançar o CD em breve e já se organizam para sair no Carnaval deste ano em Fortaleza. Segundo Paula, as composições já estão sendo feitas e a ideia é agitar a cidade com a levada regional da banda.

Confira a entrevista completa com a Forria*:

Conheça mais do trabalho da Forria:

*Entrevista realizada no estúdio da Rádio Universitária FM em 24 de janeiro de 2017.

 

Deixe uma resposta

*