06/12/16

Barbearia Noturna

Foto: Divulgação

Marco Castelo sempre gostou de inventar histórias. Muitas delas ficaram apenas no imaginário, outras ganharam vida, título e som. Mas, provavelmente, nenhuma outra foi tão longe quanto a confraria onde sua história se cruzou com as de Gabriel Dias e Victor Bessa. Nascida lá pelos idos anos do século XIX, a fraternidade seria um bordel para o qual cavalheiros fugiam de suas rotinas. A verdade, no entanto, é que o enredo, fruto de uma imaginação fértil, serve para dar nome ao resultado do encontro de arranjos, acordes e sonoridades do trio: a banda Barbearia Noturna.

Formado em 2011, o grupo surgiu da intersecção dos projetos paralelos de cada um. Enquanto Gabriel Dias (guitarra e vocal) enveredava no blues, Marco Castelo (baixo e vocal) e Victor Bessa (guitarra) balançavam ao som do pop rock. Até que, como nas grandes narrativas, um acontecimento alterou os rumos da trama - o lançamento do sétimo álbum de estúdio da banda estadunidense Foo Fighters, o Wasting Light, sucesso de crítica e de vendas. O som dos norte-americanos encantou os três que, então, aproximaram-se com o desejo de produzir rock alternativo no Ceará.

De lá para cá, a Barbearia Noturna já lançou dois EP's e faixas independentes. O primeiro, Crisideia (2014), introduziu ao público as características que marcam a obra do grupo, como as letras repletas de autoironia, as temáticas existenciais, sociais e melodramáticas, os riffs de baixo e a harmonia das guitarras. O segundo EP, chamado Casuar (2015), mantém as bases que lançaram a banda, criando um aspecto de continuidade, aliado ao sotaque cearense, cujo resultado é uma forte identidade própria da produção dos músicos.

Confira o último lançamento do grupo, o single Vizinhos Loucos (2016):


Conterrâneos de destaques do rock nacional como Cidadão Instigado e Selvagens à Procura de Lei, a banda emerge em um momento distinto para a cena local, consolidada e bastante diversa. "É um grupo em termos de irmandade, mas em produção artística cada um tem o seu trabalho bem diferenciado", explica Marco, principal compositor do grupo, sobre pop rock cearense. A diferença já vem desde as origens, cada banda com suas referências. "No começo você cria logo um preconceito, você é tão bombardeado com essas informações da música popular regional, mas hoje não, a gente vem compondo muito mais pensando no regional, a gente está localizando nossas músicas", completa.

Com narrativas permeadas pelo fantasioso, a Barbearia Noturna caminha a passos largos para concretizar o sonho do primeiro álbum. Se em suas músicas, advindas do imaginário e de experiências vividas, o grupo já apresenta um potencial criativo singular, a partir de agora o enredo caminha para seu próprio clímax. Mas dessa vez não tem nada de inventado. Já faz algum tempo que a história dos três é real.

Confira a seguir a entrevista completa com a banda Barbearia Noturna*:

*Entrevista realizada nos estúdios da Rádio Universitária FM dia 23/11/2016.

Ouças os EP's Crisideia e Casuar, do grupo Barbearia Noturna:

Deixe uma resposta

*