08/07/15

Reouvindo o Nordeste com Adelson Viana

Neste mês de julho, o site da Rádio Universitária traz um Memória especial. O quadro relembrará o programa Reouvindo o Nordeste, que divulga as manifestações artístico-culturais do Nordeste, transmitindo toda a riqueza e a versatilidade da música popular nordestina.

Nesta primeira edição do especial, com produção de José Rômulo, o destaque é o músico Adelson Viana falar um pouco sobre a própria carreira e tocar, ao vivo, para os ouvintes da Universitária FM. O músico, compositor, arranjador, instrumentista e produtor é um dos grandes nomes da música nordestina e tem como mestre e inspiração o músico pernambucano Dominguinhos.

slide1Com uma carreira já consolidada no cenário local, Adelson Viana foi iniciado na música pelo próprio pai, José Viana. “Meu pai conta que eu e meu irmão éramos muito traquinas, e ele pensou em algo que pudesse ocupar a gente e ao mesmo tempo pudesse ser algo bom e saudável. Daí ele me ensinou a tocar acordeon”
Desde então, Adelson não parou mais. “É compondo que a gente começa a mostrar a nossa criatividade”, diz. O músico conta com seis álbuns no currículo, enriquecendo a cultura nordestina com suas composições.

Nas primeiras apresentações, tocava em bailes, só depois passou a trabalhar em estúdios, chegando a integrar, por 12 anos, a banda do cantor Fagner. Adelson se apresentou em shows por todo o Brasil, além de ter tocado com grandes nomes da música brasileira como, Zeca Baleiro, Lenine, e o próprio ídolo Dominguinhos.

Confira, a seguir, o programa completo:

Últimas postagens

Festival Irradia 2024 abre chamada para obras de radioarte
Sua formação literária teve início ainda nos primeiros anos como estudante, porém, fez mestrado em administração pública e ciências políticas na University of Southern e deu aulas na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Foto: Biblioteca de São Paulo)
Memória: História do escritor João Ubaldo Ribeiro
A Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) foi fundada em 1961 e batizada em homenagem ao General Augusto César Sandino, que lutou contra a ocupação estadunidense. Ele foi assassinado por Somoza García em 1934 (Foto: Reprodução/Internet)
Revolução na Nicarágua foi tema de programa em 1990
O Centro de Debates discutiu a preservação do patrimônio histórico de Fortaleza. O programa foi ao ar em março de 1985 (Foto: Fabiane de Paula/SVM)
“Cidade e Memória” foi pauta de programa em 1985
(Foto: Reprodução/Internet)
Lino Villaventura no programa Entrevista de 1993
Tags:, , ,

Deixe uma resposta

*