30/03/16

Regina Taam e Fátima Pinheiro defendem a autonomia educativa

Regina Taam (Foto: Internet)

O mês de março inicia um ciclo de homenagens, entrevistas e memórias sobre as mulheres e com a fala da mulher em evidência no Site da Universitária FM. O Memória, assim como o Ceará Sonoro e a sessão Entrevista, busca, neste mês, a opinião e o pensamento da mulher sobre a mulher em diversos setores e valores; o pensamento, as escolhas e as problemáticas de ser mulher na contemporaneidade brasileira.

No dia 13 de fevereiro de 1995, o programa Entrevistas recebeu Regina Taam Kosinski, pedagoga e técnica do departamento nacional do Sesc, e Fátima Pinheiro, coordenadora do núcleo de educação pré-escolar "José Pimenta Coelho", do Sesc, para discutir a importância de uma alfabetização inspirada na autonomia infantil e no trabalho conjunto dos professores.

Regina recorre a Jean Piaget, considerado o mais influente no campo da educação durante a segunda metade do século XX, para explicar essa nova teoria do conhecimento pedagógico, que pode ser considerada uma reciclagem da teoria desenvolvida por Piaget, a corrente construtivista. Educar, para ele, é provocar a atividade, estimular a procura do conhecimento.

Para Regina, a principal contribuição dessa corrente é "essa pretensão de contribuir para que o indivíduo se torne um indivíduo autônomo. [...] Fazer o indivíduo aprender a pensar é libertar o indivíduo." Ele vai ser capaz de usar o seu pensamento para criticar a sociedade em que ele vive, para tomar decisões. Agora, é claro que isso é um longo aprendizado.

Os esforços da pedagoga são para disseminar o método construtivista do ensino, que se contrapõe ao antigo método de ensino onde "o aluno não tinha que pensar, ele tinha que repetir, onde ele não tinha direito a ter dúvida." Segundo Regina, o objetivo da alfabetização agora passa a ser o empenho no processo de aprendizado, e não necessariamente a resposta do aluno. A dúvida e o erro do aluno são retornos a serem analisados e não punidos.

Já Fátima Pinheiro enfatiza a importância do trabalho conjunto da criança com os professores, "de forma que essa criança possa crescer, de forma autônoma, para que ela possa construir o seu conhecimento junto às outras crianças, junto aos professores e que seja um trabalho conjunto, um trabalho coletivo, um trabalho de qualidade."

Apostando na crença em uma educação que integre e não exclua, que vá além da repetição, as duas pesquisadores realizaram um importante trabalho na rede pré-escolar do Sesc.

Escute a entrevista completa:

Últimas postagens

Festival Irradia 2024 abre chamada para obras de radioarte
Sua formação literária teve início ainda nos primeiros anos como estudante, porém, fez mestrado em administração pública e ciências políticas na University of Southern e deu aulas na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Foto: Biblioteca de São Paulo)
Memória: História do escritor João Ubaldo Ribeiro
A Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) foi fundada em 1961 e batizada em homenagem ao General Augusto César Sandino, que lutou contra a ocupação estadunidense. Ele foi assassinado por Somoza García em 1934 (Foto: Reprodução/Internet)
Revolução na Nicarágua foi tema de programa em 1990
O Centro de Debates discutiu a preservação do patrimônio histórico de Fortaleza. O programa foi ao ar em março de 1985 (Foto: Fabiane de Paula/SVM)
“Cidade e Memória” foi pauta de programa em 1985
(Foto: Reprodução/Internet)
Lino Villaventura no programa Entrevista de 1993

Deixe uma resposta

*