05/05/15

Patativa do Assaré na Faculdade de Direito em 1982

repentista cearense

Que Patativa de Assaré é um símbolo da cultura cearense, ninguém tem dúvida. A importância do poeta na história e na cultura cearense é inegável . Em uma gravação exibida no programa Coisas Nossas de 1982, Patativa recita versos no Auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará.

Antônio Gonçalves da Silva é o nome de nascimento do Patativa. Nascido em 5 de março de 1909, na cidade de Assaré (Ceará), a sua vida foi dedicada a produzir e poetizar a cultura popular nordestina. Cego de um olho desde criança, Patativa se destacou como repentista, improvisador e poeta, além de produzir literatura de cordel. Sua arte teve temas voltados para a seca, o sertão e causos curiosos do interior do Nordeste. O apelido de Patativa é uma alusão ao pássaro que tem um canto peculiar. Obteve, ao longo da vida, o alcance da sua obra a nível nacional, com premiações e titulações, tendo sido por cinco vezes Doutor Honoris Causa. O poeta morreu na mesma cidade que nasceu, Assaré, em 2002.

Patativa, que nunca deixou de ser agricultor, recitou, na ocasião do áudio, um repente e um causo que ocorreu com ele na Rodoviária de Fortaleza. Com essa gravação, é possível ouvir os repentes de Patativa sem perder a melhor parte desta arte: a voz, a entonação, as pausas e o ritmo necessário para a história fluir. A memória de Patativa é impressionante.
Entre os repentes de Patativa, na gravação da palestra, ouve-se as risadas dos presentes no auditório neste registro histórico.

"Amor é um grande segredo que nem o maior sábio revela."

 

 

 

Últimas postagens

Festival Irradia 2024 abre chamada para obras de radioarte
Sua formação literária teve início ainda nos primeiros anos como estudante, porém, fez mestrado em administração pública e ciências políticas na University of Southern e deu aulas na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Foto: Biblioteca de São Paulo)
Memória: História do escritor João Ubaldo Ribeiro
A Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) foi fundada em 1961 e batizada em homenagem ao General Augusto César Sandino, que lutou contra a ocupação estadunidense. Ele foi assassinado por Somoza García em 1934 (Foto: Reprodução/Internet)
Revolução na Nicarágua foi tema de programa em 1990
O Centro de Debates discutiu a preservação do patrimônio histórico de Fortaleza. O programa foi ao ar em março de 1985 (Foto: Fabiane de Paula/SVM)
“Cidade e Memória” foi pauta de programa em 1985
(Foto: Reprodução/Internet)
Lino Villaventura no programa Entrevista de 1993
Tags:,

Deixe uma resposta

*