21/10/15

O Cinema e a Mulher

Eunice Gutman

Eunice Gutman no set de filmagem de Só no carnaval, em 1982.

 

Há 30 anos, o programa Opinião da Rádio Universitária FM apresentou um programa voltado à Mulher e ao Cinema. No estúdio, Sheila Feital, Vera Brandão, Eunice Gutman e Isolda Castelo Branco conversam sobre fazer cinema e ser mulher.

As três cineastas estavam na cidade para participar do I Festival de Fortaleza do Cinema Brasileiro em 1985. O programa contou também com a presença da Professora Isolda Castelo Branco. Sheila Feital, carioca, cineasta e coordenadora da Mostra Cinema Mulher, evento paralelo ao festival, falou sobre a criação de um coletivo de mulheres cineastas no Rio de Janeiro, uma tentativa de debater o tema e chamar atenção para a produção cinematográfica feita por mulheres.

"Nós estamos aqui e queremos trabalhar cada vez mais. Conversar sobre os problemas que a gente enfrenta, a discriminação que a gente sofre e como a gente quer superar todos esses problemas." apontou Sheila Feital.

O específico dos filmes produzidos, dirigidos e feitos por mulheres, segundo a cineasta Eunice Gutman, é que os filmes tem uma representação de com a mulher enxerga as temáticas abordadas, como os assuntos representativos do homem afetam o ponto de vista das cineastas.

A conversa foi dividida em dois programas que foram ao ar em 25 e 26 de Outubro de 1985. Escute os programas abaixo.


Assista ao filme A Rocinha tem histórias de Eunice Gutman

 

Últimas postagens

Festival Irradia 2024 abre chamada para obras de radioarte
Sua formação literária teve início ainda nos primeiros anos como estudante, porém, fez mestrado em administração pública e ciências políticas na University of Southern e deu aulas na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Foto: Biblioteca de São Paulo)
Memória: História do escritor João Ubaldo Ribeiro
A Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) foi fundada em 1961 e batizada em homenagem ao General Augusto César Sandino, que lutou contra a ocupação estadunidense. Ele foi assassinado por Somoza García em 1934 (Foto: Reprodução/Internet)
Revolução na Nicarágua foi tema de programa em 1990
O Centro de Debates discutiu a preservação do patrimônio histórico de Fortaleza. O programa foi ao ar em março de 1985 (Foto: Fabiane de Paula/SVM)
“Cidade e Memória” foi pauta de programa em 1985
(Foto: Reprodução/Internet)
Lino Villaventura no programa Entrevista de 1993

Deixe uma resposta

*