Uma cena de rap e hiphop está em construção em Fortaleza. Em crescente valorização e reconhecimento, o rap cearense vem tomando formas próprias, tomando fôlego. Um dos nomes mais fortes e influentes nesta cena é Nego Gallo. Carlos Gallo é um rapper que nasceu no Rio de Janeiro mas tem raízes em Fortaleza desde os 12 anos de idade. Em 2003, começou a carreira de rapper com o Costa a Costa, grupo de rap e hip hop da periferia de Fortaleza, precisamente da costa oeste com o objetivo de contar a realidade que estavam inseridos.
Hoje, segue carreira solo e mantém outros projetos paralelos com músicos diversos em busca de uma musicalidade plural, mistura que envolve black music, soul entre outros ritmos. Carlos Gallo tem composições que transitam sobre viver na capital cearense, a convivência em sociedade, desigualdades típicas de cidades grandes e existencialismo.
Em vias de lançar o EP solo em 2015 com o single Leões Rugem, Carlos Gallo fala sobre sua relação com Fortaleza, sobre inspiração e sua música. O rapper veio aos estúdios da rádio para uma conversa.
Ouça a seguir a entrevista
Veja o videoclipe do single Leões Rugem
Carlin vOltou tia. sintonizado, Nego Galo Representa! Nordeste.
[…] Racionais Mc’s e do próprio rap cearense, como o Costa a Costa – grupo de início do Nego Gallo, anteriormente entrevistado aqui no Ceará […]
[…] O rap cearense vem tomando formas próprias, tomando fôlego. Carlos Sagaz e P-erri Insano começaram uma parceria em 2005, no bairro onde moraram boa parte da vida, a Serrinha. A parceria começou a ser construída pela influência do rap nacional , como Sabotage, Racionais Mc’s e do próprio rap cearense, como o Costa a Costa. […]