Em 2010, a Universitária FM foi agraciada como uma das vencedoras do Prêmio Roquette-Pinto – I Concurso de Fomento à Produção de Programas Radiofônicos, realizado pela Associação das Rádios Públicas do Brasil (Arpub), em parceria com o Ministério da Cultura, com patrocínio da Petrobras.
No Memória Especial, iremos relembrar os doze programas do Literatura em Cena. O projeto, vencedor na categoria radiodramaturgia, revive o gênero resgatado através de autores cearenses. Literatura em Cena durou dois meses para ser produzido e contou com a participação de atores cearenses na composição dos radiodramas e assim, o projeto mostra a mágica da literatura e incentiva a leitura das obras.
Na primeira edição, Literatura em Cena apresentou o romance Aves de Arribação de Antônio Sales. O escritor realista, com traços naturalistas, fundou a Padaria Espiritual e lançou Aves de Arribação, seu único livro, inicialmente em folhetins no Correio da Manhã nos primeiros anos de 1900. Aves de Arribação foi publicado em forma de livro em 1913.
O programa contou com a participação de cearense Sânzio de Azevedo, membro da Academia Cearense de Letras, Sânzio desempenha o papel de pesquisador, especialmente no que diz respeito às letras do Ceará, e foi entrevistado por João Carlos Bento.
A trama de Aves de Arribação gira em torno do triângulo entre Florzinha/Professor Alípio/Bilinha. Para Sânzio de Azevedo, o romance se nutre da paisagem que compõe o enredo, as intrigas políticas, o espaço, a sociedade.
Escute o programa abaixo:
Sobre o Literatura em Cena
O projeto foi idealizado pelo professor Nonato Lima, coordenador-geral da Universitária FM, e de cinco estudantes de jornalismo da UFC, agora formados em Comunicação Social: Caio Mota, Isabel Paz, João Carlos Bento, Ana Paula Lima e Andressa Cavalvante.
A cada edição, o Literatura em Cena apresenta o percurso do autor do programa e, em trechos, a sua obra com objetivo de criar, a partir do radiodrama, a imaginação do ouvinte e a criação de imagens mentais.