Em 2010, a Universitária FM foi agraciada como uma das vencedoras do Prêmio Roquette-Pinto – I Concurso de Fomento à Produção de Programas Radiofônicos, realizado pela Associação das Rádios Públicas do Brasil (Arpub), em parceria com o Ministério da Cultura, com patrocínio da Petrobras.
No Memória Especial, iremos relembrar os doze programas do Literatura em Cena. O projeto, vencedor na categoria radiodramaturgia, revive o gênero regastado através de autores cearenses.
Nesta edição, o programa traz A Normalista de Adolfo Caminha. O romance, publicado em 1893, clássico naturalista da literatura brasileira, tem como enredo as ações de João da Mata, padrinho da normalista Maria do Carmo, que é um político manipulador e tem intenções suspeitas com a afilhada. Maria do Carmo, muitas vezes, é levada pela situação.
Adolfo Caminha nasceu em Aracati, Ceará. O autor fazia parte da Padaria Espiritual, assim como Antônio Sales. Em A Normalista, os traços de Fortaleza são simples, sem luxo e as pessoas, fofoqueiras. O convidado no programa é Carlos Eduardo Bezerra, professor de literatura brasileira, entrevistado por João Carlos Bento.
Escute o programa abaixo:
Sobre o Literatura em Cena:
Literatura em Cena durou dois meses para ser produzido e contou com a participação de atores cearenses na composição dos radiodramas e assim, mostrar a mágica da literatura e incentivar a leitura das obras.
O projeto foi idealizado pelo professor Nonato Lima, coordenador-geral da Universitária FM, e de cinco estudantes de jornalismo da UFC, agora formados em Comunicação Social: Caio Mota, Isabel Paz, João Carlos Bento, Ana Paula Lima e Andressa Cavalvante.
A cada edição, o Literatura em Cena apresenta a vida do autor do programa e, em trechos, a sua obra com objetivo de criar, a partir do radiodrama, a imaginação do ouvinte e a criação de imagens mentais.