02/02/17

Legado de Sérvulo Esmeraldo

(Foto: Jarbas Oliveira)

O artista Plástico Sérvulo Esmeraldo nasceu no Crato (CE) e foi um dos pioneiros da arte cinética. Autor de obras singulares de geometria e luminosidade, Sérvulo faleceu na última quarta-feira (1º), aos 87 anos, em Fortaleza. Ele sofreu um acidente vascular cerebral (AVC), após quase duas semanas de internação.

O talento de Sérvulo Esmeraldo ultrapassou o território cearense e chegou a São Paulo, onde participou da montagem da I Bienal de Artes na década de 1950. Essa foi a ponte para a sua atuação em Paris, onde foi bolsista do governo francês e iniciou seu trabalho de gravura em metal. Além da França, Sérvulo expôs suas obras na Inglaterra, Luxemburgo, Polônia, Suíça, Portugual e Itália.

Após passagem pela Europa, Sérvulo Esmeraldo tornou-se símbolo de praças, avenidas, prédios e universidades em Fortaleza. É dele a Escultura Quadrados, localizada na entrada do Campus do Pici da UFC, assim como a Escultura Interceptor Oceânico, no calçadão da Avenida Beira Mar. As suas obras geométricas e lineares também podem ser conferidas no Centro, como a Fonte Cinética localizada na Praça Dom Pedro II, e na Avenida Engenheiro Santana Jr.

Entenda um pouco da paixão pelas artes plásticas de Sérvulo Esmeraldo na reportagem de Eriberto Sales, para o Jornal da Universitária.

Deixe uma resposta

*