24/06/15

Gal Costa canta Caetano

A história da música brasileira viu dois nomes surgirem de forma inseparável: Gal Costa e Caetano Veloso. Unidos por poesia e melodia, letra e música, o vínculo entre eles está estampado na harmonia de cada música realizada em parceria. Em 1967, Gal e Caê lançaram o álbum “Domingo”, iniciando assim a longa união. O álbum não só concretizou o vínculo dos baianos como também os lançou na MPB.

Ficha Técnica

De uma sonoridade entre poética e saudosista, “Domingo” se identifica como um disco de Bossa Nova tomado por características próprias e de uma efervescência musical que veio a se concretizar com o movimento da Tropicália. Na contracapa do disco, Caetano diz que Gal: “participa dessa qualidade misteriosa que habita os raros grandes cantores de samba: a capacidade de inovar, de violentar o gosto contemporâneo, lançando o samba para o futuro, com a espontaneidade de quem relembra velhas musiquinhas.”

A Rádio Universitária FM, no programa MPB Especial, de fevereiro de 1984, contou um pouco sobre a bonita trajetória musical entre Gal e Caetano. Reunindo músicas dele interpretadas por ela, o especial narra, através das canções, esse elo que começou durante o fervor da nova música brasileira e continua a até hoje.

 

Ouça música e história de uma das mais admiráveis parcerias musicais da MPB:

 

Últimas postagens

Festival Irradia 2024 abre chamada para obras de radioarte
Sua formação literária teve início ainda nos primeiros anos como estudante, porém, fez mestrado em administração pública e ciências políticas na University of Southern e deu aulas na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Foto: Biblioteca de São Paulo)
Memória: História do escritor João Ubaldo Ribeiro
A Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) foi fundada em 1961 e batizada em homenagem ao General Augusto César Sandino, que lutou contra a ocupação estadunidense. Ele foi assassinado por Somoza García em 1934 (Foto: Reprodução/Internet)
Revolução na Nicarágua foi tema de programa em 1990
O Centro de Debates discutiu a preservação do patrimônio histórico de Fortaleza. O programa foi ao ar em março de 1985 (Foto: Fabiane de Paula/SVM)
“Cidade e Memória” foi pauta de programa em 1985
(Foto: Reprodução/Internet)
Lino Villaventura no programa Entrevista de 1993

Deixe uma resposta

*