24/06/15

Gal Costa canta Caetano

A história da música brasileira viu dois nomes surgirem de forma inseparável: Gal Costa e Caetano Veloso. Unidos por poesia e melodia, letra e música, o vínculo entre eles está estampado na harmonia de cada música realizada em parceria. Em 1967, Gal e Caê lançaram o álbum “Domingo”, iniciando assim a longa união. O álbum não só concretizou o vínculo dos baianos como também os lançou na MPB.

Ficha Técnica

De uma sonoridade entre poética e saudosista, “Domingo” se identifica como um disco de Bossa Nova tomado por características próprias e de uma efervescência musical que veio a se concretizar com o movimento da Tropicália. Na contracapa do disco, Caetano diz que Gal: “participa dessa qualidade misteriosa que habita os raros grandes cantores de samba: a capacidade de inovar, de violentar o gosto contemporâneo, lançando o samba para o futuro, com a espontaneidade de quem relembra velhas musiquinhas.”

A Rádio Universitária FM, no programa MPB Especial, de fevereiro de 1984, contou um pouco sobre a bonita trajetória musical entre Gal e Caetano. Reunindo músicas dele interpretadas por ela, o especial narra, através das canções, esse elo que começou durante o fervor da nova música brasileira e continua a até hoje.

 

Ouça música e história de uma das mais admiráveis parcerias musicais da MPB:

 

Últimas postagens

A ciranda de Lia de Itamaracá é um dos destaques na nova programação de fim de semana - Foto: José de Holanda/Divulgação
Novas atrações estreiam no fim de semana
Festival Irradia 2024 abre chamada para obras de radioarte
Sua formação literária teve início ainda nos primeiros anos como estudante, porém, fez mestrado em administração pública e ciências políticas na University of Southern e deu aulas na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Foto: Biblioteca de São Paulo)
Memória: História do escritor João Ubaldo Ribeiro
A Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) foi fundada em 1961 e batizada em homenagem ao General Augusto César Sandino, que lutou contra a ocupação estadunidense. Ele foi assassinado por Somoza García em 1934 (Foto: Reprodução/Internet)
Revolução na Nicarágua foi tema de programa em 1990
O Centro de Debates discutiu a preservação do patrimônio histórico de Fortaleza. O programa foi ao ar em março de 1985 (Foto: Fabiane de Paula/SVM)
“Cidade e Memória” foi pauta de programa em 1985

Deixe uma resposta

*