A história da música brasileira viu dois nomes surgirem de forma inseparável: Gal Costa e Caetano Veloso. Unidos por poesia e melodia, letra e música, o vínculo entre eles está estampado na harmonia de cada música realizada em parceria. Em 1967, Gal e Caê lançaram o álbum “Domingo”, iniciando assim a longa união. O álbum não só concretizou o vínculo dos baianos como também os lançou na MPB.
De uma sonoridade entre poética e saudosista, “Domingo” se identifica como um disco de Bossa Nova tomado por características próprias e de uma efervescência musical que veio a se concretizar com o movimento da Tropicália. Na contracapa do disco, Caetano diz que Gal: “participa dessa qualidade misteriosa que habita os raros grandes cantores de samba: a capacidade de inovar, de violentar o gosto contemporâneo, lançando o samba para o futuro, com a espontaneidade de quem relembra velhas musiquinhas.”
A Rádio Universitária FM, no programa MPB Especial, de fevereiro de 1984, contou um pouco sobre a bonita trajetória musical entre Gal e Caetano. Reunindo músicas dele interpretadas por ela, o especial narra, através das canções, esse elo que começou durante o fervor da nova música brasileira e continua a até hoje.
Ouça música e história de uma das mais admiráveis parcerias musicais da MPB: