09/09/15

Entrevista com Estrigas no programa Opinião de 1986


Além de artista, Estrigas foi um estudioso da história das artes plásticas do Ceará. Em entrevista, ele falou um pouco sobre o Salão de Abril e o Minimuseu Firmeza.

Ficha técnicaNilo de Brito Firmeza, mais conhecido por Estrigas, iniciou a carreira como pintor e ilustrador ainda na década de 1950, sendo, na época, um dos articuladores da Sociedade Cearense de Artes Plásticas. Como artista,  Estrigas esteve sempre presente nos principais movimentos artísticos locais e nacionais, enriquecendo a história das artes plásticas no Ceará.

Além de criador, Estrigas também exerceu um papel importante na preservação da memória artística do ceará. Juntamente com a esposa, Nice Firmeza, o artista fundou o Minimuseu Firmeza, localizado no  no sítio em que residia, no bairro do Mondubim. O acervo reúne  pinturas, reproduções, esculturas, catálogos, livros, recortes de jornais, que documentam a história das artes no Ceará.

Na entrevista concedida ao programa Opinião, da Rádio Universitária, no dia 8 de maio de 1986, o artista contou um pouco sobre da história e da importância do o Salão de Abril para o cenário artístico da capital cearense, além falar sobre o processo de criação do Minimuseu Firmeza. Confira a entrevista completa a seguir:

Últimas postagens

A ciranda de Lia de Itamaracá é um dos destaques na nova programação de fim de semana - Foto: José de Holanda/Divulgação
Novas atrações estreiam no fim de semana
Festival Irradia 2024 abre chamada para obras de radioarte
Sua formação literária teve início ainda nos primeiros anos como estudante, porém, fez mestrado em administração pública e ciências políticas na University of Southern e deu aulas na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Foto: Biblioteca de São Paulo)
Memória: História do escritor João Ubaldo Ribeiro
A Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) foi fundada em 1961 e batizada em homenagem ao General Augusto César Sandino, que lutou contra a ocupação estadunidense. Ele foi assassinado por Somoza García em 1934 (Foto: Reprodução/Internet)
Revolução na Nicarágua foi tema de programa em 1990
O Centro de Debates discutiu a preservação do patrimônio histórico de Fortaleza. O programa foi ao ar em março de 1985 (Foto: Fabiane de Paula/SVM)
“Cidade e Memória” foi pauta de programa em 1985
Tags:, , ,

Deixe uma resposta

*