Ednardo e Cláudia Ohana gravando a música "Arraial", que compõe a trilha sonora de "Luzia Homem" / Divulgação
O Memória de hoje relembra uma entrevista concedida à Universitária FM, no programa Artes e Artistas da Terra, em 18 de abril de 1988, pelo cantor e compositor cearense Ednardo em razão da promoção do lançamento do filme "Luzia Homem" (1988) e de sua trilha sonora, composta justamente pelo cearense.
Ednardo também participou da produção do longa como ator, interpretando um cordelista ao lado da protagonista do filme, a atriz Cláudia Ohana. "Luzia Homem" é dirigido por Fábio Barreto e conta a história da personagem título, uma órfã que passa a ser criada por vaqueiros no sertão e adota costumes ditos masculinos.
O longa-metragem foi filmado no Ceará, na cidade de Madalena. Na entrevista, Ednardo ressalta a importância da presença nordestina na composição da trilha sonora e divide sua opinião acerca da qualidade do cinema brasileiro. Em momento crítico, o cantor reflete sobre o compromisso, ou a falta dele, dos músicos e artistas locais com sua terra. Para ele, essa falta de referencial é em parte culpa da mídia, que "nos torna muito mais próximos do que vem de fora do país do que aquilo que tá ali na nossa vizinhança". "A gente só pode entender o mundo se entender a própria casa", afirma.
[…] Em outubro de 2015, a seção Memória resgatou uma outra entrevista concedida por Ednardo ao programa Artistas da Terra, em 18 de abril de 1988, devido ao lançamento da trilha sonora do filme “Luzia Homem”, direção de Fabio Barreto, e adaptação do livro do escritor cearense Domingos Olímpio (1851-1906) (ouça aqui). […]
[…] Rádio Universitária FM em dois momentos: pelo lançamento da trilha sonora do filme Luzia Homem (ouça aqui) e pelo lançamento de seu décimo álbum, Terra da Luz (ouça […]