Em entrevista concedida à Rádio Universitária FM em outubro de 1993, o então doutorando em Psicologia pela Universidade de Giessen da Alemanha, Caubi Tupinambá, conversou sobre o comportamento do jovem urbano.
Caubi abordou a miscelânea dos grupos sociais da época, fazendo um comparativo com países da Europa, munido de sua experiência como residente no continente. Para o Professor, os agrupamentos urbanos de jovens do Brasil nos anos 90 mantiveram uma postura "imitativa", importando características de outros países, mas sem perder as particularidades próprias.
"O Brasil consegue filtrar na cultura pelas características específicas da escolarização, da economia, da organização social, do lidar com a lei, da questão da lógica e da obsessão pelo lógico e pelo racional. Por mais que haja 'imitatismo', termina dando a esses grupos essa característica mais brasileira e mais específica", disse o Professor.
A conversa também discutiu a participação e consciência política dos jovens brasileiros da época, marcada pelo movimento dos Cara Pintadas. Para Cauby, "eles se revelam em outros momentos em que a sociedade organizada não os deixa se revelar, como por exemplo na escola".
A entrevista trouxe questionamentos pertinentes que ainda estão presentes em nossa sociedade, hoje marcada pelas revoluções tecnológicas e conexões via Internet. Confira: