11/11/15

Cecília Meireles em Para Dizer e Cantar

Considerada uma das vozes mais importante na literatura de língua portuguesa, Cecília é simbolo de lirismo. Além de poeta, escritora, professora e jornalista, Cecília fundou a primeira biblioteca infantil do país.

Comumente classificada como autora modernista da segunda fase, Cecília começou a escrever aos 9 anos de idade. Lançou o primeiro livro de poesia aos 18 anos: Espectros, conjunto de sonetos simbolistas. A sua obra apresenta influências simbolistas, românticas e parnasianas. Porém, as características mais pungentes da escrita de Cecília são a sensibilidade forte, a viagem para dentro de si mesmo, a consciência de transitoriedade das coisas, o tempo, a fantasia, a solidão, o padecimento. Parece sonho.

Alguns consideram perceptível a musicalidade na escrita de Cecília Meireles. No programa Para Dizer e Cantar, em 1994, Martha Aurélia recita poemas de Cecília Meireles e o programa intercala com músicas brasileiras, como Canto Luna de Denise Emmer.

No sábado passado, dia 7 de Novembro, Cecília Meireles faria 114 anos. No dia 9 de Novembro, esta segunda, faz 51 anos de sua morte.

Escute o programa completo abaixo:

Últimas postagens

Festival Irradia 2024 abre chamada para obras de radioarte
Sua formação literária teve início ainda nos primeiros anos como estudante, porém, fez mestrado em administração pública e ciências políticas na University of Southern e deu aulas na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Foto: Biblioteca de São Paulo)
Memória: História do escritor João Ubaldo Ribeiro
A Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) foi fundada em 1961 e batizada em homenagem ao General Augusto César Sandino, que lutou contra a ocupação estadunidense. Ele foi assassinado por Somoza García em 1934 (Foto: Reprodução/Internet)
Revolução na Nicarágua foi tema de programa em 1990
O Centro de Debates discutiu a preservação do patrimônio histórico de Fortaleza. O programa foi ao ar em março de 1985 (Foto: Fabiane de Paula/SVM)
“Cidade e Memória” foi pauta de programa em 1985
(Foto: Reprodução/Internet)
Lino Villaventura no programa Entrevista de 1993

Deixe uma resposta

*