Considerada uma das vozes mais importante na literatura de língua portuguesa, Cecília é simbolo de lirismo. Além de poeta, escritora, professora e jornalista, Cecília fundou a primeira biblioteca infantil do país.
Comumente classificada como autora modernista da segunda fase, Cecília começou a escrever aos 9 anos de idade. Lançou o primeiro livro de poesia aos 18 anos: Espectros, conjunto de sonetos simbolistas. A sua obra apresenta influências simbolistas, românticas e parnasianas. Porém, as características mais pungentes da escrita de Cecília são a sensibilidade forte, a viagem para dentro de si mesmo, a consciência de transitoriedade das coisas, o tempo, a fantasia, a solidão, o padecimento. Parece sonho.
Alguns consideram perceptível a musicalidade na escrita de Cecília Meireles. No programa Para Dizer e Cantar, em 1994, Martha Aurélia recita poemas de Cecília Meireles e o programa intercala com músicas brasileiras, como Canto Luna de Denise Emmer.
No sábado passado, dia 7 de Novembro, Cecília Meireles faria 114 anos. No dia 9 de Novembro, esta segunda, faz 51 anos de sua morte.
Escute o programa completo abaixo: