Amélia Cláudia Garcia Colares, mais conhecida como Amelinha, nasceu em Fortaleza em 1950. Amelinha cresceu em família musical e mudou para São Paulo para fazer faculdade de Comunicação. Em 1975, Amelinha iniciou a carreira de cantora e artista, acompanhando Vinicius de Moraes e Toquinho em seu primeiro trabalho em Punta Del Este, Uruguai.
No ano seguinte, lançou seu primeiro álbum, Flor da Paisagem (1976), com ajuda de
Raimundo Fagner. Com Frevo Mulher (1979), Amelinha ganhou o primeiro Disco de Ouro de sua carreira. Durante a década de 1980, Amelinha gravou Fagner, Djavan, Gonzaguinha, Elomar, Geraldo Azevedo e Moraes Moreira, entre outros.
A Rádio Universitária FM, em 1989, entrevistou Amelinha e Belchior sobre a reunião dos dois com Ednardo no aclamado grupo Pessoal do Ceará. O projeto traz a trinca de ouro cantando os clássicos de uma era efervescente da música cearense.
O programa foi divido em dois blocos, um com Amelinha e outro com Belchior. Na primeira parte do programa Artes e Artistas da Terra, Amelinha comenta sobre a sua trajetória e a experiência de criar e recriar com Fagner, Belchior, Ednardo. A cantora fala sobre o impeto de ganhar o mundo os discos que marcaram sua carreira e vida.
Ouça, abaixo, a primeira parte do programa com Amelinha:
[…] Fortaleza, no qual o bloco se apresenta na sexta-feira (5) na abertura do Carnaval de Fortaleza com Amelhinha, além da parceria com o Maracatu Solar, na praça da Gentilândia no domingo (07). Tiago discorre […]