Reprodução/Internet
O programa Rádio Debate desta terça-feira (7), a partir de 11h30 da manhã, discute a regulamentação de carona remunerada, com apresentação do jornalista Marcos Robério, e como convidados o vereador Ronivaldo Maia (PT) e Wilson Carvalho, estudante de Direito da UFC e administrador do grupo Apoiamos Uber em Fortaleza.
O aplicativo Uber chegou em Fortaleza no final de abril de 2016, tornando a capital cearense a terceira cidade do Nordeste a receber o serviço de solicitação de motoristas particulares através de dispositivos de smartphones. A empresa Uber foi lançada nos Estados Unidos em 2010, e atualmente está presente em 70 países e mais de 400 cidades pelo mundo. O aplicativo tem sido alvo de polêmicas, principalmente entre os taxistas, que consideram a prática ilegal e tem organizados protestos em várias cidades brasileiras.
O Sindicato dos Taxistas e dos Condutores Autônomos de Veículos de Passageiros da Grande Fortaleza (Sinditaxi) chegou a abrir uma liminar contra a multinacional para proibir a utilização do serviço nos municípios da Região Metropolitana e a bloquear o acesso do Uber pelos usuários nas redes sociais. A ação movida pelo Sinditaxi foi recusada pela Justiça Estadual do Ceará na última sexta-feira, dia 3 de junho, em decisão do juiz Roberto Ferreira Facundo, titular da 29ª Vara Cível de Fortaleza. A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) ressaltou, em nota, que o transporte remunerado de passageiros pelo aplicativo Uber não é uma pratica autorizada pela Prefeitura de Fortaleza.
O Rádio Debate vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 11h30 às 12h30. O programa conta com a produção de Raquel Chaves e apresentação de Marcos Robério.