Reprodução/Internet
O Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará (UFC) realiza, a partir de hoje (30/05) até sexta-feira (03/06), a primeira edição do ciclo de debates Conversas ao Pôr do Sol. A iniciativa promove, durante todos os dias desta semana, às 17:30, um encontro entre alunos e pesquisadores no Bosque Moreira Campos, no Centro de Humanidades I.
A cada dia, um docente da UFC é convidado para discutir temáticas atuais relacionadas às áreas de atuação. No debate inaugural desta segunda (30), o convidado é o Vice-Reitor da UFC Custódio Almeida, professor do curso de Filosofia, que fala sobre "A formação dialógica da autonomia". Na terça, o professor Aluízio Ferreira de Lima, do curso de Psicologia, discute "Precariedade, poder e violência".
Na continuação das atividades, a quarta-feira fica por conta das professoras Claudiana Nogueira Alencar e Maria Izabel Magalhães, ambas do curso de Letras, que conversam sobre "Linguagem e domínio violento". Já na quinta-feira, o CH 1 recebe a professora Cynara Mariano, do curso de Direito, que debate "Os limites legais da liberdade de expressão". Para encerrar a primeira semana de conversas, na sexta-feira o professor Cesar Barreira, do curso de Sociologia, fala sobre "A violência como campo de pesquisa".
Um dos diferenciais da iniciativa é que todos os encontros são realizados ao ar livre, na área de convivência dos estudantes. Segundo Danyelle Nilin, coordenadora de programas acadêmicos e vice-diretora do Centro de Humanidades, a escolha do Bosque Moreira Campos se deve às características do local. "É um lugar agradável, de encontro, de sociabilidade, por isso a gente pensou nesse formato que não é o tradicional, é uma ideia de conversa mesmo", explica.
A ideia da realização do evento, promovido pela Direção do CH, partiu da expectativa de que esse formato estimule a interação entre os participantes. "A gente pensou que as pessoas devem interagir face a face, o que rompe com o tradicionalismo da palestra e busca fazer com que as pessoas dialoguem. É para estimular que as pessoas conversem, que possam discordar", explica Danyelle, uma das organizadoras dos encontros. "É um evento para refletir", garante.
Os planos são que as Conversas ao Pôr do Sol, sempre abertas ao público, se estabeleçam no calendário de atividades do Centro de Humanidades, mantendo a linha de discussão horizontal. Inclusive, a próxima edição, ainda sem data, já está garantida e com tema definido: questões de gênero.
Serviço
Conversas ao Pôr do Sol
30/05 a 03/06 | 17:30
Bosque Moreira Campos (Centro de Humanidades I - Av. da Universidade, 2683)
Gratuito