Reprodução/Internet
O Jornal da Educação desta terça-feira (24) traz uma entrevista temática sobre família e dependência química. Pesquisas recentes da área têm discutido não apenas as questões de abusos do consumo de substâncias e as repercussões na saúde pública, mas também os efeitos de co-dependência gerados nos familiares de usuários de álcool e outras drogas. No ambiente familiar, podem ser avaliados fatores de risco, como a fragilidade de vínculos afetivos, as dificuldades de diálogo nas relações entre pais, filhos e irmãos, e o consequente adoecimento do conjunto dos familiares. Essa co-dependência se caracteriza por um transtorno psicológico com sentimentos de ansiedade, angústia e culpa desenvolvidos pelos familiares, que deixam de viver as próprias vidas para se dedicar exclusivamente ao tratamento e à recuperação do adicto.
A convidada é a psicóloga Rebeca Oliveira, professora do curso de Psicologia da UFC e coordenadora do Projeto Flor de Dália, em entrevista concedida à jornalista Carolina do Areal. A iniciativa é um grupo de encontro para familiares em contexto de drogadição realizado semanalmente na Clínica-Escola de Psicologia da UFC (Rua Waldery Uchoa, nº 3-A, Benfica), com troca de experiências, escuta ativa, dinâmicas de grupo, arteterapia, acolhimento e apoio psicológico oferecido às famílias de dependentes químicos. O atendimento do Projeto Flor de Dália é gratuito e aberto à comunidade, e acessível para mais informações pelos telefones (85) 3366 7689 /3366 7690.
O Jornal da Educação vai ao ar de segunda a sexta, de 12h30 às 13h. O programa é uma realização da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional (CCSMI), com produção de Carolina do Areal e colaboração de bolsistas de Jornalismo da UFC.