Foto/Agência da Boa Notícia
O programa "Saúde e Prevenção" desta segunda-feira (23), às 14h, discute o câncer de mama e o voluntariado, com apresentação do jornalista Fred Miranda, e como convidadas Iracema Maria Lima, Eliane Carvalho, Margareth Milhomem e Liduína Studart. Todas são voluntárias do Grupo de Educação e Estudos Oncológicos (GEEON), projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC), e participam de atividades de apoio ao tratamento de pacientes diagnosticados com câncer, campanhas educativas, arrecadação de alimentos e ações beneficentes.
No campo da saúde da mulher, voluntários de entidades e grupos como o GEEON trabalham junto com médicos e outros profissionais para difundir informações sobre políticas públicas e avanços da medicina. No contato com a comunidade, é ressaltada a importância de se realizar exames preventivos regulares para o diagnóstico precoce de câncer de mama ou de útero e assim ampliar as possibilidades de cura. As ações dos voluntários também se estendem ao acompanhamento psicossocial para pacientes durante os processos de quimioterapia, radioterapia ou após a cirurgia de mastectomia, quando é necessária a retirada de uma ou das duas mamas no caso de tumores avançados.
A Organização das Nações Unidas (ONU) publicou dois estudos recentes com dados estatísticos sobre as ações de voluntários pelo mundo. Em 2011, foi publicada a primeira pesquisa State of the World’s Volunteerism Report – Universal Values for Global Well-being (Relatório do Estado do Voluntariado no Mundo - Valores Universais para o Bem-Estar Global, em tradução livre), para marcar o início do período 2011-2020 como a Década Mundial do Voluntariado. Nessa primeira pesquisa, o voluntariado é definido como uma atividade de livre e espontânea vontade do indivíduo, sem recompensas materiais ou financeiras, e direcionada para o bem comum.
Em 2015, a Pesquisa da ONU Estado do Voluntariado no Mundo - Transformando a Governança atualizou o dado que atualmente há mais de 1 bilhão de voluntários no planeta. Essas pessoas têm se engajado em experiências como os Observatórios Sociais no Brasil e projetos semelhantes em outros países. De acordo com a publicação, isso tem gerado um esforço coletivo para fiscalizar gastos de governos nas esferas federal, estadual e municipal, com o resultado efetivo de evitar o desvio de 100 milhões de dólares dos cofres públicos.
O "Saúde e Prevenção" vai ao ar toda segunda-feira, de 14h às 14h30, com produção e apresentação de Fred Miranda, e coordenação do Grupo de Educação e Estudos Oncológicos (GEEON), projeto vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da UFC.