17/05/16

Luta Antimanicomial é tema de eventos em Fortaleza

A atriz Glória Pires interpreta Nise de Oliveira nos cinemas (Foto: Reprodução/Internet)

Em lembrança ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, nesta quarta-feira (18), o Fórum Cearense de Luta Antimanicomial promove uma série de eventos gratuitos em Fortaleza até o dia 24 de maio. O objetivo é reforçar a conscientização social contra técnicas psiquiátricas agressivas aplicadas em pacientes que sofrem com doenças mentais.

Na terça-feira (17), o Cineteatro São Luiz recebe duas sessões especiais, às 9h e às 14h, do filme Nise - O Coração da Loucura, com direção de Roberto Berliner. Lançado em 2016, o longa brasileiro conta a história de luta de Nise de Silveira (1905-1999), médica pioneira no uso de terapia ocupacional para o tratamento de pacientes que sofrem da esquizofrenia, eliminando o eletrochoque e lobotomia (técnica de retirada de uma parte do cérebro antigamente utilizada para "acalmar" diagnosticados com transtornos mentais). Para Nise, os afetos e a arte eram técnicas mais eficazes de cura.

Após a exibição do filme, haverá debate com Lídia Dias Costa, especialista em Psiquiatria e Saúde da Família; Rafael Baquit, representante da Rede Cearense de Redução de Danos; e Suseli Alves, assistente social.

Na quarta-feira (18), a partir das 13h, será realizado um cortejo com saída do Theatro José de Alencar, tendo como destino a Secretaria de Saúde do Município, onde será entregue uma carta com as reivindicações do movimento antimanicomial do Ceará.

Os eventos têm apoio do Núcleo de Estudos sobre Drogas (NUCED) da Universidade Federal do Ceará; Secretaria de Cultura do Ceará (Secult); Centro Acadêmico de Psicologia da UECE; Conselho Estadual de Saúde do Ceará (CESAU); Departamento de História da UFC; Faculdades Nordeste (FANOR), dentre outros.

Para conferir a programação completa, clique aqui.

Histórico

O Dia da Luta Antimanicomial é comemorado a cada 18 de maio desde o ano de 1987, quando ocorreu o II Congresso Nacional do Movimento de Trabalhadores da Saúde Mental em Bauru/SP. Com o lema: "Por uma sociedade sem manicômios", os participantes elaboraram um manifesto, no qual propunham outras formas de adoção de experiências de desinstitucionalização e desospitalização. Ou seja, não se desejava mais a humanização dos hospitais psiquiátricos, mas sua completa extinção.

Serviço
Exibição de "Nise: O Coração da Loucura"
Amanhã (17) | Às 9h e 14h
Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500 - Centro)
Gratuito
Mais informações pelo telefone (85) 98777-8868

Deixe uma resposta

*