Foto: Eduardo Martino
O Jornal da Educação desta segunda-feira (17) traz uma reportagem especial sobre o Plano Estadual de Educação. O Plano Estadual de Educação (PEE) foi aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa do Ceará no último dia 5 de maio, após meses de debates com entidades representativas e ampla participação popular. O documento segue as diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE), e traça metas para as políticas educacionais, desde a Educação Infantil ao Ensino Superior, como a melhoria da qualidade do ensino, a erradicação do analfabetismo, a valorização dos professores, entre outros. O texto teve relatoria do deputado Elmano de Freitas (PT) e segue agora para sanção do governador Camilo Santana.
Na reportagem do Jornal da Educação, foram ouvidos o deputado Renato Roseno (Psol) e a advogada Luana Marley, da Rede Nacional de Advogadas e Advogados Populares (RENAP). Os entrevistados discutem a polêmica da retirada de tópicos de gênero e sexualidade do currículo e a utilização do nome social nas escolas do Plano Estadual de Educação. Essas pautas têm mobilizado movimentos sociais e ativistas de direitos humanos ligados à diversidade e à temática LGBT.
O Jornal da Educação vai ao ar de segunda a sexta, de 12h30 às 13h. O programa é uma realização da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional, com produção de Carolina do Areal e colaboração de bolsistas de Jornalismo da UFC.