Em 2010, a Universitária FM foi agraciada como uma das vencedoras do Prêmio Roquette-Pinto – I Concurso de Fomento à Produção de Programas Radiofônicos, realizado pela Associação das Rádios Públicas do Brasil (Arpub), em parceria com o Ministério da Cultura, com patrocínio da Petrobras.
No Memória Especial, iremos relembrar os doze programas do Literatura em Cena. O projeto, vencedor na categoria radiodramaturgia, revive o gênero regastado através de autores cearenses.
Nesta edição, o programa traz Dora Doralina de Rachel de Queiroz. Rachel de Queiroz nasceu em Fortaleza, em 1910. A autora fugiu da seca de 1915 com a família para o Rio de Janeiro, onde teve que permanecer em repouso por conta de uma doença nos pulmões, assim, escreveu seu primeiro livro: O Quinze, publicado em 1930. Rachel de Queiroz foi a primeira mulher escritora na Academia Brasileira de Letras, em 1977.
Dora Doralina foi publicado em 1975 e tem por ambientação o ínicio do século XX, no Ceará. A obra dividida em três partes, Livro de Senhora, Livro da Companhia e Livro do Comandante. A saga narrada é de Maria das Dores que se desloca da cidade natal à Fortaleza e, depois, Rio de Janeiro.
De início, Dora mora no sertão de Aroeira na Fazenda Soledad. Dora se muda para cidade grande após a morte do marido. Já em Fortaleza, a sensação de liberdade e recomeço assentam em Dora. Com características marcantes de um livro da segunda geração modernista, a obra traz questões existenciais, como o homem em frente ao mundo e à si.
O Literatura em Cena trouxe aos estúdios Cleudene Aragão, doutorado em ensino da literatura e mestrado em Letras, para falar sobre a obra e vida da escritora Rachel de Queiroz.
Escute o programa abaixo:
Sobre o Literatura em Cena:
Literatura em Cena durou dois meses para ser produzido e contou com a participação de atores cearenses na composição dos radiodramas e assim, mostrar a mágica da literatura e incentivar a leitura das obras.
O projeto foi idealizado pelo professor Nonato Lima, coordenador-geral da Universitária FM, e de cinco estudantes de jornalismo da UFC, agora formados em Comunicação Social: Caio Mota, Isabel Paz, João Carlos Bento, Ana Paula Lima e Andressa Cavalvante.
A cada edição, o Literatura em Cena apresenta a vida do autor do programa e, em trechos, a sua obra com objetivo de criar, a partir do radiodrama, a imaginação do ouvinte e a criação de imagens mentais.