Iracema (1881), tela do pintor José Maria de Medeiros
Em 2010, a Universitária FM foi agraciada como uma das vencedoras do Prêmio Roquette-Pinto – I Concurso de Fomento à Produção de Programas Radiofônicos, realizado pela Associação das Rádios Públicas do Brasil (Arpub), em parceria com o Ministério da Cultura, com patrocínio da Petrobras.
No Memória Especial, iremos relembrar os doze programas do Literatura em Cena. O projeto, vencedor na categoria radiodramaturgia, revive o gênero regastado através de autores cearenses.
Nesta edição, o programa traz o clássico Iracema de José de Alencar. O romance faz parte da trilogia indianista do autor, composta por Iracema, Ubirajara, O Guarani. Publicado em 1865 e considerado poesia em prosa, o livro tem a personagem feminina idealizada, bela, hábil e de caráter. Entre as características do romantismo presentes no livro, estão a descrição detalhista do ambiente, o lirismo e o heroísmo.
José de Alencar nasceu em Messejana, na época município cearense, em 1829. O escritor teve o livro 5 minutos como romance de estréia e foi escritor, jornalista, político, crítico... Considerado a maior referência da escola romântica no Brasil, José de Alencar faleceu de tuberculose no Rio de Janeiro em 1829.
O Literatura em Cena recebe o professor Marcelo Peloggio, professor de Literatura Brasileira da UFC, Doutor em Letras pela UFF e coordenador do grupo de estudos sobre o autor na UFC, para falar sobre a vida e obra de José de Alencar.
Para o Professor, Iracema vai além do mito e da história de amor entre Iracema e Martin, "Ela não se fixa no mito e passa a ideia que no domínio da história, o que predomina é justamente a falta de mito, o que predomina mesmo é as forças do combate civilizatório, e o que fica claro no romance, é que não há lugar para Iracema. (...) O mito cedeu lugar à história."
Sobre o Literatura em Cena:
Literatura em Cena durou dois meses para ser produzido e contou com a participação de atores cearenses na composição dos radiodramas e assim, mostrar a mágica da literatura e incentivar a leitura das obras.
O projeto foi idealizado pelo professor Nonato Lima, coordenador-geral da Universitária FM, e de cinco estudantes de jornalismo da UFC, agora formados em Comunicação Social: Caio Mota, Isabel Paz, João Carlos Bento, Ana Paula Lima e Andressa Cavalvante.
A cada edição, o Literatura em Cena apresenta a vida do autor do programa e, em trechos, a sua obra com objetivo de criar, a partir do radiodrama, a imaginação do ouvinte e a criação de imagens mentais.