O Memórias de Baobá é um encontro promovido pelo Núcleo de Africanidades Cearense – Nace, projeto de extensão da Faculdade de Educação, Faced-UFC. Este ano, com o tema Estéticas negras: trançando educação e produção didática, o evento ocorre de 25 a 28 de novembro.
O evento é um momento de formação do Nace que objetiva dar visibilidade às africanidades no Ceará. O encontro acontece desde 2010 e tem como espaço principal o Baobá centenário localizado na Praça dos Mártires, Passeio Público.
Para falar sobre a importância deste momento de formação, recebemos Laís Santos Domingos, membro integrante do NACE e mestranda de educação da FACED, nos estúdios da Universitária FM .
A programação conta com Oficina de Estética da Culinária Afo, de Oralidade e musicalidade Bantu, rodas de conversa sobre tradições orais e patrimônio imaterial negro, lançamento de livros, exibição de filmes, entre outras atividades. O evento é uma zona que traz conhecimentos de fora da universidade como comida, rezadeiras, tranças, no intuito de entrar em contato e diálogo com outros saberes.
O Memórias do Baobá é "um local de pertencimento e de marcação, esse aqui é meu lugar, o Baobá é meu lugar, Fortaleza é meu lugar.", pontua Laís.
Para saber mais sobre o evento, acesse o site oficial do Memórias do Baobá.