09/09/15

Entrevista com Estrigas no programa Opinião de 1986


Além de artista, Estrigas foi um estudioso da história das artes plásticas do Ceará. Em entrevista, ele falou um pouco sobre o Salão de Abril e o Minimuseu Firmeza.

Ficha técnicaNilo de Brito Firmeza, mais conhecido por Estrigas, iniciou a carreira como pintor e ilustrador ainda na década de 1950, sendo, na época, um dos articuladores da Sociedade Cearense de Artes Plásticas. Como artista,  Estrigas esteve sempre presente nos principais movimentos artísticos locais e nacionais, enriquecendo a história das artes plásticas no Ceará.

Além de criador, Estrigas também exerceu um papel importante na preservação da memória artística do ceará. Juntamente com a esposa, Nice Firmeza, o artista fundou o Minimuseu Firmeza, localizado no  no sítio em que residia, no bairro do Mondubim. O acervo reúne  pinturas, reproduções, esculturas, catálogos, livros, recortes de jornais, que documentam a história das artes no Ceará.

Na entrevista concedida ao programa Opinião, da Rádio Universitária, no dia 8 de maio de 1986, o artista contou um pouco sobre da história e da importância do o Salão de Abril para o cenário artístico da capital cearense, além falar sobre o processo de criação do Minimuseu Firmeza. Confira a entrevista completa a seguir:

Últimas postagens

Festival Irradia 2024 abre chamada para obras de radioarte
Sua formação literária teve início ainda nos primeiros anos como estudante, porém, fez mestrado em administração pública e ciências políticas na University of Southern e deu aulas na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Foto: Biblioteca de São Paulo)
Memória: História do escritor João Ubaldo Ribeiro
A Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) foi fundada em 1961 e batizada em homenagem ao General Augusto César Sandino, que lutou contra a ocupação estadunidense. Ele foi assassinado por Somoza García em 1934 (Foto: Reprodução/Internet)
Revolução na Nicarágua foi tema de programa em 1990
O Centro de Debates discutiu a preservação do patrimônio histórico de Fortaleza. O programa foi ao ar em março de 1985 (Foto: Fabiane de Paula/SVM)
“Cidade e Memória” foi pauta de programa em 1985
(Foto: Reprodução/Internet)
Lino Villaventura no programa Entrevista de 1993
Tags:, , ,

Deixe uma resposta

*