No próximo fim de semana, dias 14 e 15 de dezembro, a Universitária FM 107,9 traz novidades para animar a programação neste fim de ano. Cinco programas estreiam no sábado e no domingo, sendo quatro deles musicais e um voltado à produção jornalística estudantil. Destaca-se ainda o início da parceria com a Educadora FM 107,5, de Salvador, na transmissão de dois programas colaborativos que trazem um panorama da cultura musical de todo o Nordeste.
No sábado, às 13 horas, o AudioLAB traz produções em mídia sonora de estudantes de cursos de Jornalismo de universidades e faculdades de todo o Brasil. Sob a coordenação da professora Rosane Nunes, diretora da RUFM 107,9 e docente do curso de Jornalismo da instituição, o programa retoma a tradição do Rádio Revista, que levou ao ar produções de alunos da UFC até 2013. Agora, o AudioLAB vem para ampliar o acesso à programação da Rádio Universitária, acolhendo trabalhos de todas as universidades. Estudantes de Jornalismo interessados em veicular suas produções laboratoriais na Universitária FM 107,9 podem preencher formulário disponível online.
A partir das 15 horas do sábado, Fortaleza entra em rede com a Rádio Educadora FM da Bahia, com a transmissão de dois programas na Universitária FM 107,9: Forró Para Todos (15h) e Baião de Dois (17h). A seleção musical contempla artistas de todo o Nordeste, desde gêneros tradicionais até estilos mais contemporâneos. O repertório é escolhido de forma colaborativa por emissoras públicas, culturais e educativas de sete estados do Nordeste, incluindo as rádios universitárias da UFPE (Recife-PE), UFS (Aracaju-SE), UFRN (Natal-RN) e Uesb (Vitória da Conquista-BA).
No domingo, duas séries especiais estreiam na RUFM 107,9, em Fortaleza. Ao meio dia, Saravah Soundz traz um repertório selecionado para que a audiência possa conectar-se às raízes da cultura afro-indígena brasileira. A apresentação e produção é de Éden Barbosa, organizador de uma coleção de vinis que integra a Rede de Acervos Afro-Brasileiros, e que reúne cerca de 300 discos datados das décadas de 1930 a 1980. Fotógrafo do Memorial da UFC e pedagogo com mestrado em Sociologia pela UECE, Barbosa realiza pesquisa de doutorado em Educação na UFC com foco nesta produção fonográfica. O novo programa está em consonância com a Lei 10.639/03, que inclui o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira no sistema educacional.
E o reggae volta à programação da Universitária FM 107,9 com o Selecta Roots. A partir das 17 horas, a atração trará uma seleção de canções nacionais e internacionais, contemplando estilos diversos do reggae (dub, dancehall, lovers, ska, raggamuffin, reggaeton etc). Com apresentação e produção de Guilherme Azevedo, estudante de Jornalismo da UFC, o programa tocará dos clássicos às novas produções, com destaque especial para a cena local.
Segundo Rosane Nunes, diretora da rádio ligada à UFC e à Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC), as novidades da programação refletem o compromisso da emissora com a valorização da diversidade da cultura brasileira, a defesa da cidadania e o acesso a conteúdos de qualidade, em diálogo com diversas comunidades de saberes. "A ideia é fazer com que a audiência possa entrar ainda mais em contato com a produção de membros da comunidade universitária, e também estreitar os laços com rádios do Nordeste que têm compromissos semelhantes aos da Universitária FM", afirma.
NOVIDADES DOS FINS DE SEMANA DA UNIVERSITÁRIA FM 107,9
Sábado
13h - AudioLAB
O trabalho jornalístico experimental em mídia sonora criado nas universidades ganha novo espaço. Apresentação de Pedro Victor e coordenação de Rosane Nunes.
15h - Forró Para Todos
Puxa o fole, esse menino! Tem zabumba, triângulo e sanfona pro arrasta-pé rolar solto. Apresentação de Moacir Mota e Aline Brito, e programação de Nilton Amorim.
17h - Baião de Dois
Venha celebrar a música nordestina na voz de maranhenses, piauienses, cearenses, potiguares, paraibanos, pernambucanos, alagoanos, sergipanos e baianos. Apresentação de Moacir Mota e produção de André Oliveira.
Domingo
12h - Saravah Soundz
Uma celebração, uma festa, uma benção, um encontro com a rica diversidade cultural afro-indígena do nosso país. Apresentação e produção de Éden Barbosa.
17h - Selecta Roots
Uma viagem pelo reggae nacional e internacional, contemplando diversos estilos e com destaque para a cena local. Apresentação e produção de Guilherme Azevedo, com coordenação de Thaís Aragão.