30/08/23

Encontros Literários: Anatomia dos contos de Tércia Montenegro

Uma anatomia dos contos de Tércia Montenegro é apresentada, hoje, nos Encontros Literários Moreira Campos, da UFC (Foto: Renato Parada/DN)

Ouça "Uma anatomia dos contos de Tércia Montenegro é apresentada nos Encontros Literários Moreira Campos" no Spreaker.

A palavra vista por dentro.

Em uma anatomia da escrita de Tércia Montenegro, os Encontros Literários Moreira Campos desta quarta-feira (30) revelam o erotismo, o espaço, o tempo, o gênero e a morte que marcam a obra da autora cearense.

O percurso investigativo pelos cinco caminhos é aberto a partir do livro Corpo de Conto: Anatomia Provisória de Tércia Montenegro, do pesquisador Lúcio Flávio Gondim. O estudo passeia por quatro livros de contos, além de participações da autora em coletâneas, na imprensa e em revistas literárias.

O pesquisador Lúcio Flávio Gondim mostra as características dos contos de Tércia Montenegro.

" Dão a ver imagens centrais, como a busca pela liberdade, o choque entre ser e parecer, a arte, o desejo e o corpo. Como conflitos narrativos, a corporiedade humana aparece de modo realista, mas com passagens que se aproximam bastante do lirismo. Há também contos fotográficos que mimetizam o olhar."

Ao realizar a “anatomia provisória” da escrita de Tércia Montenegro, Lúcio Flávio Gondim elabora o que ele identifica como “um corpo sem órgãos”:

"As narrativas questionam uma suposta organicidade física e social do humano mostrando seus espantos frentes à pulsão do desejo. Minha pesquisa é uma primeira imersão acadêmica na prosa curta de Tércia Montenegro e constrói, ao fim, um corpo sem órgãos, que parece ser fotografada a partir da escrita de Tércia Montenegro. Nela, a sabedoria do provisório ensina, sem assumir o único lado, sobre a pluralidade humana e a capacidade constância de ser potente, ainda que em sabida derrocada rumo à finitude."

O livro Corpo de Conto é resultado da dissertação homônima, elaborada pelo pesquisador, no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC. Ele foi aprovado em edital estadual de Incentivo às Artes e também se desdobra em um documentário de quarenta e cinco minutos, destaca Lúcio Flávio Gondim:

"O médio-metragem aborda as questões, os dilemas da escritora, dentro do circuito nacional. Teste também é professora e fotógrafa e por isso os caminhos imagéticos dos seus corpos literários são múltiplos." 

Os Encontros Literários Moreira Campos ocorrem nesta quarta-feira (30), a partir das 18h30, no Auditório José Albano, localizado na área 1 do Centro de Humanidades da UFC.

A entrada é gratuita.

Reportagem de Ana Mary C. Cavalcante

Tags:, ,

Deixe uma resposta

*