Aprender e promover a aprendizagem são os dois lados da psicopedagogia. É o que destaca o tema do 22º Encontro Estadual de Psicopedagogia: “Psicopedagogo: sujeito que aprende e promove aprendizagem”.
O evento tem início na próxima sexta-feira (30), reunindo mais de uma dezena de palestrantes que refletem sobre a identidade do psicopedagogo. Adriana Teles, presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia – Seção Ceará, comenta sobre o tema do encontro:
"Essa temática nos leva a muitas reflexões sobre o nosso fazer em psicopedagogia, sobre a construção de cada profissional como sujeito que promove aprendizagem. Sentimento que está diretamente relacionado com o ter domínio de algo e, por isso mesmo, é tão indispensável ao ato de aprender."
A programação mostra ainda que o aprendizado é uma troca, completa Adriana Teles:
"Desejo de aprender se constitui um elo entre as gerações. Quem está iniciando a sua caminhada busca beber na fonte das experiências de quem já tem mais tempo de vivência. Enquanto que quem já tem mais tempo de vivência busca se renovar com os mais jovens e com as novidades que vão surgindo.
Os psicopedagogo atuam na formação dos professores no sentido de alcançar também atitudes que promovam o pensamento. Nesse percurso, uma das dificuldades é chegar até as populações mais vulneráveis. Os psicopedagogos atuam na formação dos professores no sentido de alcançar também atitudes que promovam o pensamento.
A presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia – Seção Ceará fala sobre os desafios do caminho:
"É ter o reconhecimento do das políticas públicas para que o trabalho do psicopedagogo possa também atender as populações mais desfavorecidas. Com relação a inteligência artificial, eu diria que o desafio é pra não promover o hábito dos estudantes pra respostas prontas e copiadas, em vez de situações que precisam ser pensadas, se promovam o uso funcional da inteligência artificial. "
O 22º Encontro Estadual de Psicopedagogia será realizado nos próximos dias 30 de junho e 1º de julho, na Uninassau Dorotéias. As inscrições ainda estão abertas. Mais informações pelo telefone 85 99222.0967.
Reportagem de Ana Mary C. Cavalcante.