22/06/23

Moradores reivindicam criação de microparque

(Foto: Reprodução/Instagram)

Ouça "Moradores reivindicam criação de microparque no bairro Cidade dos Funcionários" no Spreaker.

Em um passado muito distante, o Parque Olho D’água, localizado na Cidade dos Funcionários, era um espaço com uma grande nascente onde crianças se banhavam e passeavam de pedalinho, de acordo com o relato de antigos moradores.

Hoje, o cenário da área de preservação ambiental é de guerra desde que o antigo permissionário, que administrava uma floricultura no local, desocupou o espaço por ordem da Prefeitura de Fortaleza. Desde então, as antigas ruínas, já demolidas pela atual administração, chegaram a servir de abrigo para pessoas em situação de rua e uso de drogas, queimada de fios elétricos roubados para retirada do cobre e para a própria falta de educação ambiental da população, que já invadiu a área para saquear mudas da floricultura desativada e depois arrancar árvores adultas, sem falar no lixo jogado no Parque.

Camila Nobre, moradora do entorno e idealizadora do Grupo Amigos do Olho D’Água, cobra ações da atual gestão:

"Houve a promessa, por parte da regional 6, ser feita a limpeza dessa lagoa e a gente está aguardando até hoje. O antigo permissionário deixava que construtores dos prédios aqui ao redor viessem jogar entulho aqui e foi aterrando essa lagoa. Foram anos e anos de descaso por parte da prefeitura. Essa lagoa na verdade é uma nascente, a gente não consegue ver o espelho dela hoje porque ela está coberta de vegetação. A regional 6, trouxe a Defesa Civil no local, porém ainda não nos deu nenhum prazo. No início do ano, ela prometeu que viria assim que passasse a quadra chuvosa. Já passou a quadra chuvosa, mas até agora seguimos sem uma previsão."

Ela e os moradores fazem o que podem. A idealizadora criou o perfil @parqueolhodaguafortaleza no Instagram e uma petição online para a instalação do Parque, localizado numa grande área na esquina da rua Chico Lemos com a Avenida José Leon, se estendendo até a avenida Desembargador Gonzaga.

Conforme Camila, um antigo secretário da Regional 6 informou que já teve nas mãos dele um projeto de um grande escritório de arquitetura da cidade, mas a ideia não saiu do papel. O Parque é abrigo de saguis, iguanas, carcarás e de uma variedade de flora e fauna, segundo a moradora. O Grupo espera estar contemplado na ordem de serviço divulgada pela Prefeitura para a implantação de 30 microparques urbanos, como explica Luciana Lobo, titular da Seuma, Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente:

"Nos dois primeiros microparques, e aí eu falo especialmente nesses que já estão implementados, eles interconectadas aí em sua maioria, eu acho que vinte e sete, na nossa rede de ciclofaixas. Então, estamos montando um sistema de áreas verdes que pode ser percorrido através de bicicleta."

Síria Mapurunga para a Rádio Universitária FM

Deixe uma resposta

*