Ouça "Lançamento do Projeto Guerreiros da Amazônia em Fortaleza" no Spreaker.
Hoje (22), às 19h, será lançada a edição especial volume único da trilogia infanto-juvenil Guerreiros da Amazônia em português e os três livros em volumes separados em inglês. O evento ocorrerá na livraria Leitura do Shopping RioMar Fortaleza.
O foco é apresentar o projeto de conscientização da preservação da Floresta Amazônica para o público e escolas da capital, tratando de forma lúdica a questão ambiental. O autor Ronaldo Barcelos explica qual a mensagem da obra e de que forma o ambiente é enfocado em guerreiros da Amazônia:
"Conseguir colocar a questão educacional ambiental na história dos guerreiros foi a parte mais difícil porque o objetivo primeiro é entreter e depois educar, pra que a gente pudesse ter chance de ter sucesso de agradar as crianças e os professores, e que a mensagem pudesse chegar. Então, nós trabalhamos em cima de fatos científicos da história cultural, nativa, principalmente dos povos que vivem na região, e sempre em cima do que deve ser combatido, o que está fora da lei, a falta de punição, a corrupção na região, tentando levar essa mensagem toda dentro de uma história de ficção. O livro tem uma mensagem que é aproximar a Amazônia do coração das crianças e pros adultos aproximar a Amazônia dos brasileiros."
A trilogia é ambientada na Amazônia e conta a saga de jovens com superpoderes para combater a devastação da floresta. O autor Ronaldo Barcelos diz o que inspirou a criação de guerreiros da Amazônia.
"Sou carioca, passei por toda o trabalho e as mensagens que foram veiculadas no Rio de Janeiro com a ECO 92. Conhecemos as histórias de Chico Mendes e a gente então foi influenciado ali. O projeto começou em 1998. Então, alguns anos depois a gente começou com o projeto, com o sonho de produzir desenho animado, e a gente ali já teve a visão da problemática toda que a gente ia enfrentar na Amazônia nos anos seguintes."
A obra dispõe de muitos recursos visuais através de QR Code que direciona para o site onde o público tem acesso completo a fotos, vídeos e download gratuito dos livros em e-book. Exemplares foram doados para a Escola José Barros Alencar, no bairro Paupina, e a Escola Maria Zélia Correia de Sousa, no Planalto Ayrton Senna.
Reportagem de Fernando Jocelito.