Banner: Divulgação
O projeto Golpe de Vista deste mês acontecerá nesta quarta-feira (08) no Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O evento, que começará às 19h, abordará o tema “devir do mentir na fotografia”. Foram convidados para conversar sobre o tema os professores Wendel Alves de Medeiros (IFCE) e Fernando Maia da Cunha (UFC/FANOR). A entrada é gratuita.
A discussão abordará questões relacionadas à ilusão fotográfica, seja ela analógica ou digital. O engano e a ilusão sempre estiveram presentes na fotografia fosse por meio da manipulação da luz ou da edição direta em softwares como o Photoshop, explorar como isso se relaciona com outras formas de arte, como a pintura e o desenho, criando uma dimensão ficcional, é o intuito do encontro.
A dinâmica “Cartas Abertas” desse mês contará com a participação de Antonello Veneri que em seu projeto Vida extra-ordinárias, vem acompanhando e revelando, por meio de fotografias, histórias e realidades dos moradores de rua das maiores cidades brasileiras. Além disso, será ofertada, no dia 18, às 14h, a oficina “Apps para Edição de Fotos em Smartphones” ministrada por Éden Barbosa.
O projeto Golpe de Vista acontece mensalmente. Nessa ocasião os convidados e o público trocam experiências sobre a arte de fotografar e sobre outras linguagens visuais relacionadas. O propósito da iniciativa é aprofundar o conhecimento fotográfico do público e promover fotopasseios mensais e atividades no formato fotoclubista.
A atividade é promovida pelo Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Pedagogia e pelo Laboratório de Pesquisas Digitais e Imagéticas da Faculdade de Educação (Faced) da UFC. Conta ainda com apoio do Centro Dragão do Mar.
SERVIÇO
Golpe de Vista – O devir do mentir na fotografia
Entrada Gratuita
Dia 08 de Março, às 19h
Auditório do Dragão do Mar