Ouça "Programação comemora 156 anos da Biblioteca Pública do Ceará" no Spreaker.
Acolhedora, aberta a qualquer tipo de público, lugar de cultura e de conhecimento. É assim que pode ser definida a Biblioteca Pública do Ceará (BECE), que este mês completa 156 anos de existência. Inaugurada em 25 de março de 1867, a BECE — equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar — passou por ampla modernização e reabriu as portas em agosto de 2021 com novos espaços e acervo ampliado.
A coordenadora de Ação Cultural e Educativa da Biblioteca, Fernanda Meireles, destaca a importância do equipamento para o Estado:
"A Biblioteca traz no seu nome o principal aspecto de relevância. Ela é pública, ou seja, ela pertence a todas as pessoas que moram aqui no Ceará, que procuram um lugar como esse: seja de estudo, seja de pesquisa, seja pra se sentir bem, pra descobrir coisas novas, encontrar pessoas, contemplar."
Com cinco andares e doze setores, a Biblioteca tem uma vasta programação destinada a adultos e crianças, como destaca Fernanda Meireles:
"No setor infantil agora adaptado às crianças; existe o setor Ceará com obras da literatura e de outras áreas com relação a Fortaleza; o setor de obras gerais, que é gigante; o setor de obras raras que fica no último andar com a vista bem bonita para o mar; setor de periódicos com jornais e revistas, que tem um acervo imenso também."
As pessoas podem acompanhar a programação da BECE on line ou presencialmente, como detalha a coordenadora de Ação Cultural, Fernanda Meireles:
"O canal do YouTube da BECE é recheado de programas bem diferentes entre si e e abordando diversos assuntos, não só a literatura, mas o conhecimento. Além disso, a gente tem o clube de leitura, que acontece a cada 15 dias; a gente tem algumas programações que são extensões da Biblioteca para as comunidades, através do Rolê da BECE."
Dentre a ampla programação gratuita que está sendo realizada este mês para comemorar a data, o ponto alto ocorrerá nesta sexta-feira, 24 de março. Em frente ao equipamento, haverá Feira de Publicações Independentes, apresentação do Coral da Biblioteca e do forró do músico Juruviara, e a presença do Maracatu.
Toda a programação alusiva à data pode ser acompanhada através do site da BECE ou do perfil da Biblioteca no Instagram.
Reportagem de Márcia Vieira