O casal de artistas plásticos vai ser homenageado na cerimônia de abertura do ano letivo do ADUFC
Nomes fundamentais no cenário artístico cearense, o casal de artistas plásticos Estrigas e Nice Firmeza pela ADUFC, na programação de abertura do ano letivo, que será realizada hoje (25), no museu de arte da UFC, às 18h30min.
A curadoria e os textos ficam por conta de Gilmar de Carvalho, que conhecia como poucos o casal, e sempre frequentava o sítio onde viviam. O fotógrafo Francisco Sousa também vai participar da homenagem, retratando um casal cuja principal característica era a simplicidade. "Estrigas e Nice foram mestres da serenidade. Não que não tivessem as angústias de todos os homens e mulheres que vivem intensamente seu tempo." Afirmou Gilmar de Carvalho.
Nice, que faleceu em abril de 2013, foi a primeira mulher a integrar a Sociedade Cearense de Artes Plásticas, mas também dominava a arte da culinária, suas receitas vão ser preparadas por um grupo de alunos de gastronomia da UFC e servidas na homenagem. Já Estrigas, que faleceu uma ano depois, foi uma referência das artes cearenses de todos os tempos. Os dois deixaram um grade acervo de peças que contam a história da arte cearense, que está localizado no sítio onde os dois viviam, no Mondubim.