Com parceria da Casa de Cultura Alemã da UFC, exposição reúne 56 fotografias que resgatam o trabalho cinematográfico e fotográfico da cineasta e artista alemã
A Casa de Cultura Alemã da Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em colaboração com o Goethe-Institut, realizam a exposição fotográfica ULRIKE OTTINGER: RETROSPECTIVA, que terá abertura no dia 5 de fevereiro de 2015, às 19h30, no Museu da Cultura Cearense, no Dragão do Mar. As 56 fotografias que compõem a mostra apresenta o trabalho cinematográfico e fotográfico da cineasta e artista alemã contemporânea Ulrike Ottinger.
Trata-se de uma exposição itinerante do Goethe-Institut, instituição alemã sem fins lucrativos que propõe divulgar divulgar a língua e a cultura alemã pelo mundo. A mostra é idealizada pela própria artista, em colaboração com Kristina Jaspers, curadora da Deutsche Kinemathek de Berlim; e Barbara Honrath, à época encarregada da direção do setor de artes plásticas, na matriz do Goethe-Institut, em Munique.
As obras perpassam por diversas escolas artísticas, desde o surrealismo até a etnologia, da ficção ao documentário. Ottinger joga com os nossos padrões de percepção, presumindo que algumas imagens nos fazem pensar que foram elaboradas como extravagâncias inventadas, onde mundo natural e artificial confluem imperceptivelmente.
A exposição de Ulrike Ottinger fica em cartaz, no Museu da Cultura Cearense, até dia 8 de março de 2015, quando será encerrada com programação especial. Aproveitando a data do Dia Internacional da Mulher, será exibido o filme Debaixo da neve (Unter Schnee; Dir.: Ulrike Ottinger, colorido, 108 min, 2010/2011), no mini-auditório do Museu.
Sobre Ulrike Ottinger
Ulrike Ottinger nasceu em 1942, em Constança. De 1961 a 1969, viveu como pintora e fotógrafa em Paris, onde também redigiu o seu primeiro roteiro “Die mongolische Doppelschublade" (A gaveta dupla mongol). Em 1969, voltou à Alemanha e em colaboração com o curso de cinema da Universität Konstanz fundou o clube cinematográfico Visuell, que dirigiu até 1972.
O primero filme LAOKOON & SÖHNE. DIE GESCHICHTE DER VERWANDLUNG DER ESMERALDA DEL RIO (Laokoon & Filhos. A História da modificação da Esmeralda del Rio), com Tabea Blumenschein como protagonista, nasce nos anos de 1971 até 1973. Como em todos os seus filmes, Ulrike Ottinger era responsável pela direção, câmara, roteiro e produção. Recebeu muitos prêmios, por exemplo, em 1989, o Deutscher Filmpreis (Prêmio Alemão de Cinema) para o filme Joana d’Arc of Mongolia. Ulrike Ottinger trabalha também como diretora para teatro e ópera.
SERVIÇO
Ulrike Ottinger - Retrospectiva
Abertura: dia 5 de fevereiro de 2015, às 19h30
Visitação: terça a sexta, das 9h às 19h (com acesso até as 18h30); sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (com acesso até as 20h30). Gratuito.
Onde: Museu da Cultura Cearense (localizado no Centro Cultural Dragão do Mar), Salas 3 e 4.