De setembro de 2020 a setembro deste ano, a procura pelo Bilhete Único em Fortaleza cresceu 61%. A informação é do Sindiônibus - Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará.
Essa demanda acompanha o agravamento da crise econômica no país. A inflação tem pressionado o custo de vida, e o corte de gastos com o deslocamento tem sido uma necessidade para muitos moradores da capital. É o caso da assistente social Juliana Reinaldo Bezerra, de 37 anos, que está entre os mais novos usuários do cartão de transporte público:
"Diante das constantes e sucessivas altas da gasolina, quase que mensalmente, eu decidi optar pela pela retirada do Bilhete Único. (...) A dificuldade da crise econômica do país, que não acomete só a questão dos combustíveis mas também dos alimentos, da energia, das outras situações econômicas, nos fazem repensar muito como cortar gastos. E a questão do transporte é uma delas".
Para Juliana, a adoção do Bilhete Único tem ajudado a equilibrar as contas. Mas ela já antecipa a preocupação sobre algo que deve impactar o próprio bolso e dos demais fortalezenses que contam com o transporte público: o aumento da tarifa.
"Eu tenho a pensar que o custo da tarifa do transporte público também vai aumentar a qualquer momento porque eu acho que as empresas de ônibus não vão sustentar o preço do jeito que está a gasolina. E a perspectiva é que, mesmo com Bilhete Único, está cada vez mais difícil até de a gente se locomover".
No final de outubro, o prefeito José Sarto Nogueira confirmou que a gestão municipal já está discutindo a demanda das empresas de ônibus sobre a revisão do preço das passagens.
Sobre o Bilhete Único, qualquer pessoa pode solicitar o cartão. Ele é gratuito e oferece algumas vantagens: a possibilidade de fazer integração sem custo num período de 2 horas; e de usufruir de viagens gratuitas através do cadastro no Bicicletar, programa de bicicletas compartilhadas. E através do aplicativo “Meu Ônibus” os usuários podem verificar linhas, rotas e horários, além de recarregar o cartão.
A solicitação pode ser feita na sede do Sindiônibus e nos terminais do Papicu e do Siqueira (sem agendamento prévio), e ainda nas unidades do Vapt-Vupt na Messejana e no Antônio Bezerra, e nos postos da Etufor nos shoppings Riomar Kennedy e Aldeota.
Raquel Dantas para a Rádio Universitária FM.