A dança, o teatro, a música, a filosofia e a pesquisa. Todas essas áreas juntas em prol da formação e da capacitação de artistas e profissionais que tratam do encontro entre arte e autismo. O seminário online O que pode a arte? Afetos, Autismos, Artes acontece a partir de hoje (23) e vai até quinta-feira (25) com realização da Associação Educativa e Cultural Teatro Boca Rica.
O evento tem a curadoria da professora de dança da Universidade Federal do Ceará, Rosa Primo, do pós-doutor em Filosofia, Charles Feitosa, e da atriz e diretora Rejane Reinaldo, que também coordena o seminário. Rejane diz que a ideia é pensar a arte para além da terapia.
"A arte não só em relação aos autistas, mas em a todas pessoas humanas. É possibilidade de criação, de transcendência, de revolução, de transformação, de memoria corporal, de trabalho da sensibilidade, criatividade e todas a outras questões. Inúmeros são os estudos que comprovam isso, os estudos que se faz do cérebro, que se faz a partir das intervenções artísticas. Nosso caminho é fazer uma reflexão sobre as várias artes, por isso a gente coloca no plural, e os autismos, os vários autismos."
A programação conta com 2 palestras a cada noite e um debate ao final e tem a participação de nomes importantes da criação e pesquisa da dança, teatro e música no Brasil, contextualizados na população dentro do transtorno do espectro autista.
O evento será transmitido das sete às dez da noite pelo canal do Youtube e pelo Facebook do Teatro Boca Rica. O seminário será gravado e depois transformado em livro digital, com lançamento previsto para abril. Rejane Reinaldo dá mais detalhes sobre a transmissão e a publicação.
"Nós teremos todo o seminário coberto por interpretação de libras. A gente compreende que além da inclusão, a gente tem que ter acessibilidade. [O seminário] é gratuito, os textos que serão apresentados pelos artistas, pesquisadores, criadores, eles vão ser transformados em livro online, disponíveis na pagina do Teatro Boca Rica, com acesso gratuito."
Quem se inscrever no seminário O que pode a arte? Afetos, Autismos, Artes terá direito a certificado. O evento é apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura através do Fundo Estadual da Cultura, com recursos da Lei Aldir Blanc. Para mais informações, acesse @teatrodabocarica.
Síria Mapurunga para a Rádio Universitária FM