Começa nesta terça-feira, 8 de dezembro, a programação do I Festival de Coros Infantojuvenis de Fortaleza, evento idealizado pelo Coral Canto da Casa. A iniciativa promete reunir outros corais de diversas partes do país em três dias de imersão nos conhecimentos teóricos e práticos de canto coral e expressão corporal.
Todas as apresentações acontecem de forma online. Na programação também estão incluídas lives com colaboradores do projeto, ex-alunos e outros convidados, como profissionais do teatro e fonoaudiólogos. Jessica Carsan é uma das regentes do Coral Canto da Casa e explica o propósito do I Festival de Coros Infantojuvenis de Fortaleza:
“Já tem mais ou menos dois anos que nós professores e colaboradores do Projeto Coral Canto da Casa temos discutido a possibilidade de um evento, no caso um festival, onde o foco seria canto coral voltado para o jovem, com o objetivo de promover a integração entre esses coros. Compartilhar conhecimento: regente para regente, regente para cantores, cantores para regentes e também para o público em geral que esteja curioso para saber como esses coros funcionam.”
O Coral Canto da Casa é viabilizado através da Associação de Amigos do Coral da Universidade Federal do Ceará (UFC), que tem o intuito de levar educação multicultural com foco na música para jovens de escolas públicas de Fortaleza. A regente Jessica Carsan conta quais os benefícios da prática de coral:
"No caso do Coral Canto da Casa, que é voltado somente para jovens e adolescente, são diversos benefícios: uma maior integração social, conseguir trabalhar em grupo, perda da timidez, maior concentração, isso acaba ajudando no rendimento escolar, acaba controlando mais a ansiedade. Fora as habilidades específicas, habilidades técnicas que o grupo ajuda a desenvolver: como a prática do canto, do teatro, artes plásticas, liderança social, aprender a falar em público, a expor sua opinião."
De acordo com Jessica Carsan, também participam do Festival o Coral Infantojuvenil Corangelis, do Rio Grande do Norte, o Coral da Igreja Batista Imperial, de Pernambuco e o Coral da Guarda Mirim, de São Paulo.
O I Festival de Coros Infantojuvenis de Fortaleza segue até o dia 10 de dezembro. As atividades como palestras, oficinas e apresentações artísticas serão transmitidas a partir das seis da noite através do YouTube, no canal Coral Canto da Casa, e pelo Instagram, no @CoralCantodaCasa. Além disso, a programação do Festival é inteiramente gratuita e aberta ao público.
Reportagem de Lara Vieira com orientação de Carolina Areal e Igor Vieira.