O surgimento da Covid-19 expôs uma série de desafios às nações em relação ao direito à saúde. Condições de acesso e qualidade dos serviços, infraestrutura e pesquisa, modelos e formas de organização dos sistemas de saúde são alguns dos temas que vieram à tona nos últimos meses diante da pandemia do novo coronavírus. No Brasil, a saúde pública ganhou destaque, e o Sistema Único de Saúde (SUS) foi aclamado como o grande defensor dos brasileiros diante da crise sanitária. Perspectiva que contrasta com a imagem de um SUS posto num lugar recorrente de insucesso e reprovação social pela opinião pública.
Diante deste contexto, a Rádio Universitária FM procurou respostas para a seguinte questão: qual tem sido na prática a atenção social, política e econômica dada à saúde pública no país? A partir da próxima segunda-feira, dia 10 de agosto, estreia o radiodocumentário Saúde Pública: um Raio-X do Sistema Único Brasileiro. A RUFM ouviu cidadãos, gestores, profissionais da saúde, pesquisadoras e pesquisadores de universidades e instituições para nos ajudar a entender os problemas expostos pela pandemia e os fatores que vêm determinando o direito à saúde no Brasil.
O radiodocumentário será veiculado em cinco episódios, de segunda a sexta, 10 a 14 de agosto, às 7h. Os ouvintes também poderão acompanhar a nova produção da RUFM todos os dias nos horários alternativos de 11h e 18h.
SERVIÇO
Radiodocumentário Saúde Pública: um raio-x do Sistema Único Brasileiro, em cinco episódios. Veiculação de 10 a 14 de agosto, às 7h. Reprises diárias às 11h e 18h.
FICHA TÉCNICA
Pesquisa: Fabrício Girão, Gambit Cavalcante e Raquel Dantas
Produção e Roteiro: Gambit Cavalcante e Raquel Dantas
Revisão: Igor Vieira e Síria Mapurunga
Coordenação de Produção: Igor Vieira
Apresentação: Raquel Dantas
Locução: Carolina Areal
Edição e sonoplastia: Caio Mota
Direção da Rádio Universitária FM: Nonato Lima