Existe um princípio que norteia a economia tradicional, seja ela de esquerda ou de direita, que é o crescimento econômico. Porém, crescer de forma ilimitada, sem pensar que os recursos do planeta são escassos é uma contradição. Por isso, a economia ecológica surge entre as décadas de 1960 e 1970 para trabalhar a economia mais vinculada com a vida, estabelecendo uma relação de igualdade do ser humano com a natureza. O verdadeiro conceito de sustentabilidade seria utilizado para trazer o equilíbrio entre economia, sociedade e meio ambiente.
Mas, como pensar a nossa produção integrada com a natureza? O professor dos cursos de graduação em economia e economia ecológica da UFC, Fábio Sobral, explica como isso é possível:
“Primeiro, a gente teria que reduzir e caminhar para abolir o uso de energia fóssil, ou seja, energia que produz gases que geram efeito estufa e, consequentemente, o aquecimento global. Nós teríamos que melhorar a vida de pessoas que vivem em situação de extrema pobreza ou miséria, nós teríamos que igualar as pessoas e reduzir o consumo dos ricos. A maior parte do consumo da natureza é feito pelos mais ricos, 15% da população consome 85% dos recursos naturais e produz 85% dos resíduos, isso é insustentável! Não são os pobres que desgastam a natureza, é a riqueza que desgasta".
Esse cuidado com o planeta ganha espaço na Rádio Universitária FM com a estreia do programa Terra Mãe, produzido pelo Viés, Núcleo de Economia Política da UFC. Apresentado pelo jornalista e economista ecológico Arthur Virgílius, o programa vai ao ar sempre aos sábados, 13h. Artur dá detalhes sobre como vai funcionar o programa:
“A ideia do programa é trazer as pautas vinculadas ao meio ambiente e discuti-las tanto em âmbito governamental, o que o governo está propondo ou não está propondo,como colocar em discussão com pessoas que estejam a par dos assuntos ambientais. Trabalhar com as ONGs, com grupos, comunidades tradicionais e colocar essa população para estar no meio dessa discussão e articular isso. Eles precisam ser ouvidos.”
O programa de estreia vai abordar as concepções de Pachamama e as ações do ser humano, e vai contar com a participação do professor do curso de economia ecológica da UFC Aécio Alves e membro da Nação Pachamama Paulo Belim. Nas próximas edições,o programa Terra Mãe deve debater assuntos como mineração no estados do ceará, invasão de terras indígenas, agroflorestas e filosofias budistas para proteção da natureza.
Serviço
Programa Terra Mãe
Estreia neste sábado (17), às 13h, na Rádio Universitária FM.
Apresentação: Arthur Virgilius
[Atualizado em 19.08.2019 às 9h45]
A primeira edição do programa Terra Mãe pode ser ouvida clicando no player abaixo:
Carolina Areal para a Rádio Universitária FM