Recém-formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará, Mariane Oliveira da Silva é a entrevistada do programa Zumbi deste domingo, dia 04 de agosto. Ela vai falar sobre a produção do documentário Conexão Fortal, que tem como foco o C2f, coletivo e selo independente de rap e funk em atividade no bairro Vila União, na capital cearense.
Para produzir o audiovisual, disponível na íntegra pelo YouTube, a jornalista conversou com cerca de dez entrevistados, entre artistas e produtores fonográficos, explorando questões sobre como o coletivo se formou, como o espaço para gravações se estabeleceu e como se dá o processo criativo no espaço.
Além disso, Mariane contará como foi estudar o hip hop na universidade, destacando o desafio enfrentado na busca por bibliografia, principalmente quando se trata de trabalhos sobre o rap produzido em Fortaleza e na região Nordeste, em geral. Além da entrevista com a jornalista, o programa também tocará gravações de artistas do selo C2f, como Drink 94, Vi21 e Mc Tayro.
A produção do documentário Conexão Fortal fez parte do trabalho de conclusão de curso da realizadora, orientado pelo professor José Riverson Araújo Cysne Rios, e foi defendido em junho, no Instituto de Cultura e Arte. O ICA reúne cursos de graduação em Comunicação Social, Estilismo e Moda, Filosofia, Música, Artes Cênicas, Cinema e Audiovisual, Dança e Gastronomia, além dos programas de pós-graduação em Comunicação e Filosofia.
Mariane Silva, que hoje é uma das 100 mil pessoas graduadas pela UFC nos 64 anos da instituição, também foi bolsista da Rádio Universitária FM.
O programa Zumbi: O Rap na Universitária FM vai ao ar aos domingos, das 18h às 20h, com produção e apresentação de Thaís Aragão.