Você já deve ter ouvido falar de Albert Einstein e a Teoria da Relatividade, que trouxe uma das revoluções científicas mais importantes do mundo. Mas você sabia que Sobral, aqui no Ceará, teve papel central para isso? É que a cidade, no dia 29 de maio de 1919, recebeu uma comitiva de astrônomos. Eles queriam observar o eclipse solar que comprovaria que a Teoria da Relatividade Geral estava correta.
Naquele dia, foram apenas cinco minutos e alguns segundos em que o sol ficou coberto, mas foi o suficiente para que os cientistas fotografassem e confirmassem que a luz de estrelas próximas ao sol se desviava devido à massa solar.
O professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) Carlos Alberto Santos de Almeida, doutor em física e pesquisador na área de Teoria Quântica de Campos e Gravitação, explica um pouco sobre a importância científica deste evento:
"A região do planeta onde se avista um eclipse total é chamada de 'totalidade'. No caso do eclipse de 1919, a faixa de totalidade ia da África até a América do Sul e Sobral estava no centro da faixa. O eclipse comprovou a chamada Teoria da Relatividade Geral ou Teoria da Gravitação de Einstein. É uma teoria revolucionária porque mudou toda a nossa concepção do Universo e, em especial, mudou radicalmente nossa visão de espaço e tempo. Toda a Ciência foi modificada pela visão de Einstein".
Em 2019, o eclipse solar em Sobral completa cem anos, e a cidade, que teve sua história marcada por esse feito científico, preparou uma programação especial para comemorar. As ações e eventos que compõem as atividades do centenário do eclipse de Sobral estão distribuídas em quatro eixos: história da ciência; popularização da ciência; cultura e turismo.
Para o professor Carlos Alberto Santos de Almeida, a celebração contribui para a difusão científica:
"O experimento de Sobral merece muito ser comemorado. Foi um resultado que mudou a história da Física e, certamente, os dados confiáveis foram obtidos em Sobral. Vale ressaltar que este tipo de comemoração é importante para a divulgação da Ciência, para trazer para as novas gerações a importância da pesquisa e do conhecimento".
A programação vai desde a inauguração de uma estátua de Albert Einstein até o Encontro Internacional do Centenário do Eclipse, que será realizado entre os dias 28 e 30 de maio. Uma grande oportunidade para ficar por dentro de um capítulo tão importante da história do ceará. Para acessar a lista completa da programação é só clicar aqui.
Calianne Celedônio, com orientação de Thaís Aragão e Igor Vieira